quarta-feira, janeiro 07, 2009

Campeonato de Futebol 7 com inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para o campeonato municipal de verão de futebol sete, edição 2009. O campeonato vai ocorrer no Parque Ramiro Souto (Avenida Osvaldo Aranha, 969 - Bairro Bom Fim), entre os meses de janeiro e fevereiro.
As inscrições podem ser feitas na gerência de futebol da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) na Avenida Érico Veríssimo, 843, Bairro Menino Deus, ou pelo telefone 3232-4234.
As categorias da competição são a pré-mirim (nascidos entre 1998/1999), mirim (1996/1997) e livre feminino. O congresso técnico ocorre no dia 15, às 19h, na sede da gerência de futebol da SME. A competição começa no dia 24 de janeiro.

Passeios a Pé mostram as belezas da cidade

Fachada da histórica Confeitaria Rocco, um dos pontos mais chiques de Porto Alegre no início do século XX.
A 2ª edição das Caminhadas Turísticas, iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) para o período de verão, ocorre na próxima segunda-feira, 12. O evento passa a integrar o projeto das caminhadas orientadas do Viva o Centro a Pé, desenvolvido pelas secretarias do Planejamento Municipal e da Cultura e do Programa Viva o Centro.
A programação permite aos participantes conhecerem de perto locais e atrativos da cidade, promovendo o reconhecimento turístico da Capital através da visitação interna e externa de prédios, monumentos e áreas verdes consideradas patrimônio cultural e ambiental da cidade.

Roteiros - Orientadas por um guia de turismo, as Caminhadas Turísticas acontecerão nos dois turnos. No horário das 9h às 11h, será oferecido o Roteiro Rua da Praia, que passará por atrativos como o Centro Cultural Usina do Gasômetro, a Praça Brigadeiro Sampaio, a área militar, que engloba a Marinha, Brigada, o Quartel e o Museu Militar, além da Igreja Nossa Senhora das Dores, a Casa de Cultura Mário Quintana e o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. A concentração dos participantes será em frente à chaminé da Usina do Gasômetro.Das 14h às 16h, será realizado o Roteiro Independência, que passará por pontos como o prédio da antiga Confeitaria Rocco, a Praça do Portão, a Santa Casa de Misericórdia, a Praça Dom Feliciano, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, o Museu de História da Medicina, o Hospital Beneficência Portuguesa e o Colégio e Praça do Rosário. O local de saída será em frente a Praça Conde de Porto Alegre (Praça do Portão).

Os passeios são abertos ao público e uma nova alternativa de conhecer a cidade no dia da semana em que o ônibus que faz o city tour Linha Turismo recebe a manutenção regular e, por isso, não circula.

Inscrições - Interessados em participar das Caminhadas Turísticas devem fazer sua inscrição até dia 11 na SMTUR (Travessa do Carmo, 84, Bairro Cidade Baixa) mediante a doação de um kit de material escolar, composto por um caderno grande mais um item como caneta, lápis, borracha, régua, etc. Mais informações pelo telefone 3212.3464, ramal 30, ou pelo e-mail reservas@turismo.prefpoa.com.br.

Inscrições abertas para curso de Radialista

A Univates, de Lajeado, abriu as inscrições para mais uma edição do Curso de Radialista. A Universidade encaminhará o aluno ao registro profissional, requisito básico para o desempenho da profissão. As aulas iniciarão no dia 13 de março e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 do mesmo mês. A carga horária é de 336 horas/aula com aulas às sextas-feiras e aos sábados.
O valor do investimento, à vista, é de R$ 1.360, e pode ser parcelado em 10 vezes de R$ 140, sendo a primeira paga no ato da matrícula e as demais por boleto bancário. Alunos dos cursos de graduação, técnicos e sequenciais da Univates terão 10% de desconto.
A coordenação do curso é do professor Wanderlei de Brito. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Extensão e Pós-Graduação, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site da Univates. Mais informações nos telefones (51) 3714-7011 ou (51) 3714-7000 ou pelo e-mail propex@univates.br. (Coletiva.net)

Maysa, a verdadeira, influenciou Cazuza e Rô-Rô

Maysa: moderadores de apetite e tentativas de suicídio.
Maysa Figueira Monjardim, mais conhecida como Maysa Matarazzo ou simplesmente Maysa (São Paulo, 6 de junho de 1936Niterói, 22 de janeiro de 1977), foi uma cantora, compositora e atriz brasileira.

Maysa nasceu na capital paulista numa família tradicional do Espírito Santo que logo se mudou para o Rio de Janeiro. Em 1947, transferiram-se para Bauru, no interior paulista. Logo depois, mudaram-se novamente para a capital. Mesmo fixada em São Paulo, a família ainda mudaria de endereço várias vezes.
Maysa estudou nos tradicionais colégios paulistanos Assunção, Sacré-Cœur de Marie. As férias, ela passava em Vitória, onde reencontrava os tios e os primos.
Casou-se aos dezoito anos com o empresário André Matarazzo, dezessete anos mais velho, amigo de seus pais, e membro da conhecida família italo-brasileira Matarazzo de cuja união nasceu Jayme Monjardim Matarazzo, diretor de telenovelas e cinema, que foi criado pela avó e, posteriormente, num colégio interno na Espanha.
Separada do marido (1959), que se opôs à carreira musical, e com o temperamento boêmio herdado de seu pai, teve relacionamentos amorosos com o compositor Ronaldo Bôscoli, o empresário Miguel Azanza, o ator Carlos Alberto, o maestro Julio Medaglia, dentre vários outros.
Fez inúmeras temporadas de sucesso em diversas casas de São Paulo — como o João Sebastião Bar — e no Rio de Janeiro — como o Au Bon Gourmet dentre outras casas tradicionais e famosas. Excursionou pela América Latina, passando diversas vezes por Buenos Aires, Montevidéu e Lima. Apresentou-se em Paris, Lisboa e Luanda. A lua-de-mel com André Matarazzo consistiu numa viagem por toda a Europa, passando primeiro por Buenos Aires (na Argentina).
O uso de álcool e moderadores de apetite deixavam seu temperamento instável. Foram conhecidos os escândalos que promoveu em hotéis e aviões de diversos países. Tentou o suicídio várias vezes. Supõe-se que o efeito de anfetaminas somado à ingestão de álcool, teria provocado o acidente de carro, na Ponte Rio-Niterói, que a matou, quando dirigia a "Brasilia azul" em alta velocidade, indo para a casa de praia em Maricá, litoral fluminense.
Manteve contato com vários músicos da Bossa Nova, com os quais pôde expandir referências musicais. Excursionou pelo país ao lado do pianista Pedrinho Mattar, lotando casas de espetáculos como a Urso Branco , São Paulo.

Estilo
As composições e as canções foram escolhidas de maneira a formar um repertório sob medida para o seu timbre, que não era o de uma voz vulgar -- pelo contrário, possuía um viés melancólico e triste, que se tornou emblemática do gênero fossa ou samba-canção. Ao lado de Maysa, destacam-se Nora Ney, Ângela Maria e Dolores Duran. O gênero, comparado ao bolero, pela exaltação do tema amor-romântico ou pelo sofrimento de um amor não realizado, foi chamado também de dor-de-cotovelo. O samba canção (surgido na década de 30) antecedeu o movimento da bossa nova (surgido ao final da década de 50, em 1957), com o qual Maysa se identificou. Mas este último representou um refinamento e uma maior leveza nas melodias e interpretações em detrimento do drama e das melodias ressentidas, da dor-de-cotovelo. O legado de Maysa, ainda que aponte para dívidas históricas com a bossa, é o de uma cantora de voz mais arrastada do que as intérpretes da bossa e por isso aproxima-se antes do bolero.
Foram celebrizadas as seguintes interpretações: Felicidade Infeliz (Maysa), Solidão (Antônio Bruno), Bom dia, Tristeza (Adoniran Barbosa/ Vinicius de Moraes), Tristeza (Haroldo Lobo/ Niltinho), Ne Me Quitte Pas (Jacques Brel) e Bloco da Solidão (Jair Amorim/ Evaldo Gouveia). Também foram consagradas as seguintes interpretações: Adeus, Agonia, Dindi, Eu sei que vou te amar, Marcada, Meu mundo caiu, Não vou querer, Ouça, Resposta, Rindo de mim, Tarde triste, O barquinho.
Contemporânea da compositora e cantora Dolores Duran, Maysa compôs 26 canções, numa época em que havia poucas mulheres nessa atividade. Todas foram gravadas em Maysa por ela mesma, que alcançou grande sucesso. Maysa interpretava de maneira muito singular, personalista, com toda a voz, sentimento e expressão. Um canto gutural, ensejando momentos de solidão e de grande expressão afetiva. Um dos momentos antológicos desta caracterização dramática foi a apresentação, em 1974, de Chão de Estrelas (Silvio Caldas e Orestes Barbosa), e de Ne Me Quitte Pas (10 de junho de 1976), tendo sido apresentadas em duas edições do programa Fantástico da Rede Globo. Esse estilo Maysa exerceu influência nas gerações seguintes, com grande ascendência nas obras de Simone, Cazuza, Leila Pinheiro, Fafá de Belém, Ângela Rô Rô, entre outros.
Em 1977, um trágico acidente automobilístico na Ponte Rio-Niterói encerrava a carreira e o brilho da estrela, que foi um dos grandes nomes da música brasileira.
A carreira está sendo retratada pela Rede Globo na minissérie Maysa - Quando Fala o Coração, tendo estreado em 5 de janeiro de 2009. A série é de autoria de Manoel Carlos, protagonizada pela estreante atriz Larissa Maciel e dirigida por Jayme Monjardim, filho da cantora.

(Extraído da Wikipedia)
*A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) aplicará o exame de proficiência de língua inglesa TOEFL, na modalidade Internet-based test, no dia 23 de janeiro. A prova avalia a competência de candidatos a universidades e centros de estudos em países de língua inglesa. Os interessados podem inscrever-se e pagar a taxa com cartão de crédito pelo site www.ets.org. As próximas avaliações estão marcadas para os dias 21 e 27 de março. O teste será aplicado às 11h, no Laboratório de Línguas da Fale, localizado no 5º andar do prédio 8, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É necessário levar documento com foto e comprovante de inscrição. Informações adicionais pelo telefone (51) 3320-3528.
*O Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) está com inscrições abertas para o curso "Aprenda a Investir na Bolsa de Valores". Destinados a profissionais liberais, executivos, investidores, professores e estudantes, os encontros têm como objetivo mostrar os benefícios de um planejamento financeiro pessoal e explicar o funcionamento do mercado de ações, ensinando de forma prática como analisar empresas, precificar ações e montar uma carteira segura de investimentos além de possibilitar investimentos de ações em curto prazo. As aulas ocorrem nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, das 19h às 23h, e serão ministradas pelo professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Leandro Rassier. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.labmec.com.br ou na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares pelo telefone (51) 3384-4449.
*A PUCRS está oportunizando a complementação da formação acadêmica através da realização de cursos sequenciais. Eles garantem uma certificação adicional nas áreas de Assessoria Linguística, Escrita Criativa, Pesquisa em Educação e Empreendedorismo e Inovação. Podem matricular-se acadêmicos da Universidade e o público externo com graduação de nível superior. Os alunos da Instituição, a partir do 2º nível, poderão frequentar as disciplinas dos cursos sequenciais como eletivas, desde que elas não integrem a matriz curricular da graduação em que se encontram matriculados. Para inscrever-se, os estudantes devem solicitar as matérias no momento da rematrícula, através do site https://webapp.pucrs.br/matricula ou nos postos de matrícula.
Os demais interessados podem realizar a inscrição diretamente na unidade acadêmica responsável pelo curso desejado.
Veja, a seguir, as opções oferecidas:Faculdade de Letras:
Assessoria Linguistica: oferece disciplinas atuais para revisão e produção de textos.
Escrita Criativa: oferece disciplinas que no seu conjunto servirão de ótimo instrumental para quem deseja praticar o texto literário.Faculdade de Educação:
Pesquisa em Educação: oferece aos egressos do curso de Pedagogia e demais Licenciaturas a oportunidade de estudar, teórica e praticamente, aportes da pesquisa na área educacional. Oportuniza formação continuada na área e aperfeiçoamento profissional. Estimula o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo.Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia:
Empreendedorismo e Inovação: quem optar por esta formação complementar desenvolverá habilidades para liderar pessoas e negociar contratos, assumir uma postura pró-ativa frente os desafios do mercado e da sociedade, entender como abrir um negócio e entender os princípios básicos de uma boa gestão financeira. Também será capaz de traçar uma eficiente política de
marketing, sabendo captar oportunidades e valorizando seu produto/serviço, ter sempre presente uma postura ética e solidária frente aos negócios e, sobretudo, ser criativo na busca e conquista de seu espaço no ambiente local e global.
Botânico do passado (1956): o garoto é o mascote do Grêmio Esportivo Universal e posa para a foto no campo do clube, localizado onde hoje é o Bourbon Ipiranga. O menino deve estar agora com cerca de 60 anos. Quem será ele?(Cortesia: dona Dorsa) Clique na imagem para ampliá-la.

Afinal, quem foi esse "Doutor Salvador França"?

Esquina da Salvador França com a rua Dona Inocência: casal unido pela história.
A maioria das pessoas que mora no Jardim Botânico desconhecem o porquê e o significado dos nomes das nossas ruas. Afinal, quem foi esse Felizardo? Quem foi Guilherme Alves ou Salvador França? Veja aqui algumas respostas.
BARÃO DO AMAZONAS – Rua que atravessa os bairros Petrópolis e Partenon. Começa na Protásio Alves e acaba na Paulino Azurenha, com mais de 3 km de extensão. Na Planta Municipal de 1916, convergiam para a atual Bento Gonçalves duas pequenas vias, que eram então novas e de pequena extensão: a própria Barão, vinda dos lados do Arroio Dilúvio, e a avenida Esmeralda, que subia até a meia encosta do morro de Santo Antonio.Até a década de 30 essa duplicidade de nomes continuou. Com a unificação, pela lei de 6.7.1936, mudou-se a denominação de avenida Esmeralda para Barão do Amazonas. Com o desenvolvimento de Petrópolis, esta rua prolongou-se até a Protásio Alves e, no sentido oposto, do Partenon, subiu o morro e superou a crista, descendo no rumo da Glória, até se encontrar com a Paulino Azurenha.O nome é uma homenagem ao Almirante Francisco Manoel Barroso, o Barão do Amazonas.

GUILHERME ALVES - Atravessa os bairros Jardim Botânico e Partenon. Começa na Ferreira Viana, passa pela Ipiranga e acaba na rua Mario de Artagão, Partenon. Aparece na planta de 1916 com o nome de rua Progresso. Pela lei número 2, de 6.7.1936, ganhou a denominação atual.Guilherme Alves, para quem não sabe (e poucos sabem), foi o primeiro construtor dos grandes e modernos trapiches na rua 7 de Setembro, no centro de Porto Alegre, aqueles mesmos armazéns que mais tarde passaram a ser propriedade da Cia Costeira. Graças à sua iniciativa, foram construídas várias edificações residenciais no Partenon, precisamente na atual rua Guilherme Alves, que ele organizou e construiu.O progresso da rua foi vindo aos poucos. Na planta de 1928, era apenas um logradouro do Partenon, sem ter ainda ultrapassado o Arroio. Na planta de 1949 já se achava plenamente instalada no Jardim Botânico.
FELIZARDO, rua - Jorge Godofredo Felizardo nasceu em 9.11.1901, em Porto Alegre, e faleceu em primeiro de fevereiro de 1966. Foi engenheiro agrônomo, professor catedrático de Zoologia da Faculdade de Agronomia da URGS e do curso de História Natural da Faculdade de Filosofia da PUC, além de allto funcionário da Secretaria de Agricultura. Foi ainda genealogista e membro do Instituto Histórico e Geográfico do RS.

18 DE SETEMBRO – A data marca a rendição do Paraguai, na Guerra do Paraguai, quando forças paraguaias, cercadas pelo exército brasileiro, em Uruguaiana, se rendem sem condições. Dezenove anos depois, para comemorar o fato, foram libertados todos os escravos existentes na cidade. Conforme os registros da História, no dia 18 de Setembro aconteceu também, em diferentes anos, os seguintes feitos: o brasileiro Amyr Klink completa, em 1984, a travessia do oceano Atlântico em um caíque, sua primeira de muitas proezas; o governo militar senciona a Lei de Segurança Nacional, em 1969, prevendo inclusive pena de morte, prisão perpétua e banimento; em 1946, a teceira constituinte brasileira promulga a Constituição Brasileira.É também o Dia dos Símbolos Nacionais, Dia do Perdão.Santos do dia: José de Copertino, Metódio de Olimpo, Ricarda. Curiosidades: em 18 de setembro de 1950 entrou no ar a TV Tupi, de São Paulo, dando início à Era da TV no Brasil. Só havia tevê então em quatro países: EUA, Inglaterra, Holanda e França.Em 18 de novembro morre Jimi Hendrix, em 1970. Nasce Greta Garbo, em 1905. É também o dia da fundação da Central Inteligency Agency, CIA, em 1947, e da fundação do jornal New York Times, em 1851. O Chile comemora sua Independência neste dia, no ano de 1818.
SALVADOR FRANÇA E DONA INOCÊNCIA - Quem foi, afinal, o doutor Salvador França, que dá nome a uma das mais importantes artérias do Jardim Botânico, hoje parte integrante da Terceira Perimetral?
Pois o Doutor Salvador França não era médico e sim advogado. Nascido e falecido em Porto Alegre, foi um grande proprietário de terras na cidade, isso no final do século XIX e início do século XX. Formado em Ciências Jurídicas e Socais pela Faculdade de Direito de São Paulo, era casado com Dona Inocência - também nome de uma rua do nosso bairro.Dona Inocência Prates de Castilhos era irmã do líder republicano e Presidente do Estado, Júlio de Castilhos, um dos rio-grandenses mais ilustres. (Júlio de Castilhos redigiu praticamente sozinho a Constituição do Rio Grande do Sul e teve como discípulo Borges de Medeiros. Era o mandatário do Estado quando estourou a sangrenta Revolução Federalista de 1893-1894, na qual morreram mais de 10 mil soldados.) Talvez por isso, pelo fato de Salvador França e dona Inocência formarem um casal, as duas vias se encontram e se unem.
Lézio Jr., hoje, no Diário da Região (SP)

Acesso à Internet chega a 43 milhões no Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Ibope/NetRatings revelou que mais de 43 milhões de pessoas obtiveram acesso à internet no Brasil só no ano passado. Mas o número total é ainda maior, pois os dados contabilizam apenas usuários a partir dos 16 anos de idade, com acesso no trabalho, nas escolas, em lan houses, nos telecentros ou em casa. No fim de 2003, esse contingente era de 22 milhões de pessoas. O volume já excede a população total de países como Espanha e Argentina.
Neste ano, mesmo com a crise, a expectativa é de que a rede mundial ultrapasse os 50 milhões de usuários no país. "Os últimos dois anos foram períodos muito fortes, uma fase que não irá se repetir em 2009, mas certamente o país vai manter um bom ritmo de acesso", diz Fernando Meirelles, professor e coordenador do centro de pesquisa de tecnologia da Fundação Getulio Vargas, de São Paulo (FGV-SP).
A previsão é de que o acesso residencial, que tem sido o principal motor da rede de computadores no país, continuará a ser estimulado pela entrada das classes C e D. A rápida expansão da internet se dá através das chamadas redes sociais, sites usados para trocar mensagens e exibir conteúdo, como o Orkut e o You Tube, que lideram o ranking dos serviços mais procurados pelo internauta brasileiro. (Coletiva.Net)

2008: Rede Globo perdeu 6% da sua audiência

A audiência brasileira obteve um crescimento de 2% ao longo do último ano. A média (que corresponde a 24 horas do dia), em 2007, era de 35 pontos, que pulou para 36 no ano passado. Por sua vez, a Globo não teve o mesmo desempenho da audiência brasileira. A emissora perdeu 6% de sua audiência em relação a 2007, fechando 2008 com média de 14,2 pontos nas 24 horas do dia.
Desde 2006, a emissora vem caindo no Ibope e a Record está aproveitando esta oportunidade. Segundo informações do site Adnews, a emissora tem crescido um ponto percentual por ano desde 2004 e fechou 2008 com média de 6,6 pontos, em segundo lugar. O número marca um crescimento de 17% em relação a 2007. O SBT perdeu a segunda posição para emissora do bispo Edir Macedo e hoje é a terceira no ranking do país. Ainda segundo o Ibope, a empresa de Silvio Santos manteve, no ano passado, os 5,4 pontos de média de 2007. (Coletiva.net)

Fatos e aniversariantes do dia 7 de janeiro


Hoje o ator Nicolas Cage faz 45 anos e Lewis Hamilton completa 24. Luiz Melodia faz 58 anos e David Caruso (C.S.I) 53. E nesta quarta-feira o brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado pela polícia londrina em 2005, faria 31 anos. Nicete Bruno também nasceu neste dia (76 anos). O escritor gaúcho Josué Guimarães completaria (fal. 1986) 88 anos.


























11 de janeiro de 1985, a cidade do Rio de Janeiro levou o Brasil inteiro à loucura. Iniciava o Rock in Rio, o maior festival de música já realizado em solo nacional. A festa terminou em 20 de janeiro, com 200 mil pessoas na Cidade do Rock, construída especialmente para o evento.

1866 - Naufrágio no Golfo de Viscaya do barco de passageiros inglês London. Morreram afogadas 220 pessoas.

1913 - Proclamação da independência do Tibete.

1916 - Os russos conquistam Erzerum, capital da Armênia turca.

1920 - Um navio francês que viajava para a África afunda perto de La Rochelle com 553 pessoas a bordo.

1922 - Leonard Thompson, um menino canadense de 14 anos, é a primeira pessoa a ser tratada de diabetes com insulina.

1929 - É implantada na URSS a jornada de trabalho de 7 horas.

1935 - Amélia Earhart Putnam é a primeira pessoa a fazer um vôo solo do Havaí à Califórnia.

1942 - Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão declara guerra à Holanda.

1944 - II Guerra Mundial: O Conde Ciano morre, genro de Mussolini.

1946 - A Albânia torna-se uma república popular após a queda do rei Zog.

1954 - Primeira reunião entre soviéticos e americanos sobre a proibição de armas atômicas.

1954 - Manifesto da Independêencia do Marrocos. A data é comemorada como festa nacional no país.

1957 - Chuvas torrenciais na ilha de Palma ocasionam a morte de 28 pessoas, vários feridos e grandes perdas econômicas.

1959 - Forças do Vietnã do Norte penetram em Laos.

1960 - Começa a construção, no Egito, da gigantesca represa de Asuan.

1962 - Inauguração do Conselho Vaticano II, que atualizou estruturas e doutrinas da Igreja Católica.

1964 - O Panamá corta relações diplomáticas com os Estados Unidos. As negociações entre os dois países sempre foram conturbadas por causa do uso do canal, que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico.

1966 - Começa no Rio de Janeiro uma chuva que dura 72 horas ininterruptas. A cidade fica em estado de calamidade pública e 200 pessoas morreram.

1969 - Dom Gabriel, sem deixar o cargo de Bispo de Jundiaí, toma posse e governou a Diocese da Bragança Paulistana até 7 de Março de 1971.

1976 - Uma junta militar composta por três homens toma o poder do presidente Guillermo Rodriguez Lara no Equador.

1977 - A França causa polêmica ao libertar Abu Daoud, um palestino suspeito do massacre de atletas israelenses nas Olimpíadas de 1972.

1984 - Exibição de mísseis soviéticos SS-20, de alcance médio, na Alemanha Oriental.

1984 - Salvador Dali anuncia a criação da Fundação Gala-Salvador Dali e a doação de 621 obras suas.1985 - Inicia no Rio de Janeiro o mega evento Rock in Rio. Foram 10 dias de shows em que tocaram grandes nomes da música mundial.

1987 - A Europa passa por um inverno muito rigoroso. Em uma semana, o frio faz 70 vítimas, 49 delas na URSS.

1989 - Um acordo assinado entre 140 países na Convenção para a Proibição de Armas Químicas acaba com esse tipo de armamento. A prática, no entanto, só passa a vigorar em 1997.

1991 - Tropas soviéticas invadem prédios em Vilna, capital da Lituânia, para impedir um movimento de independência no país.

1994 - Os chefes de Estado e de Governo da OTAN encontram-se em Bruxelas e criam a Associação para a Paz, que integrará os países do extinto Pacto de Varsóvia.

1994 - O governo irlandês anuncia o fim da censura ao movimento terrorista IRA e seu braço político, o Sinn Fein.

1996 - O parlamento japonês elege Ryutaro Hashimoto como seu novo primeiro-ministro.

1996 - O primeiro-ministro da Itália, Lamberto Dini, anuncia a sua renúncia.

Palestra gratuita sobre obesidade nesta sexta

A equipe multidisciplinar do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS abre o seu ciclo de palestras em 2009, com o tema Tratamento Cirúrgico da Obesidade, no dia 09/01, a partir das 18h, no Anfiteatro Irmão José Otão, localizado no segundo andar, do Hospital São Lucas da PUCRS.
O encontro proporciona esclarecimentos e interação com os cirurgiões, endocrinologistas, nutricionistas, psicóloga, nefrologista, psiquiatra e gastroenterologista da equipe coordenada pelos médicos Cláudio Mottin e Giuseppe Repetto. Na ocasião, pacientes, familiares e interessados esclarecem dúvidas sobre distúrbios e doenças ligadas à obesidade, além de apontar a prevenção e o tratamento mais adequado. Após essas breves “aulas”, é aberto espaço para as perguntas aos membros da equipe. "Acreditamos que esse momento é o ponto chave da reunião, pois cada paciente “relata sua experiência “ e os profissionais estão à disposição para orientar e ensiná-los como lidar no pré e pós-cirúrgico ", explica.

Serviço
Palestra gratuita: "Tratamento da Obesidade"Data: 09/01/2009 (sexta-feira)

Horário: 18 horas

Público-alvo: operados, não-operados e demais interessados

Local: Auditório do HSL - 2º pavimento – Av. Ipiranga, 6.690

Evento Gratuito: Informações e Inscrições: (51) (51) 3336-0890/3320-5002

terça-feira, janeiro 06, 2009

Um dos prédios mais antigos do Botânico

Este é um dos prédios mais antigos do Jardim Botânico, na Salvador França, esquina com Jacob Vontobel. A propósito: lembram da fábrica da Mu-Mu, na avenida Ipiranga?

Oficineiros tem até o dia 23 para se inscrever

No ano passado foram mais de 90 oficinas.Até o dia 23, estão abertas as inscrições gratuitas para os oficineiros que desejam participar do programa de Descentralização da Secretaria Municipal da Cultura. Os interessados devem se dirigir à Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551). O horário de atendimento é das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.
Música e teatro somam o maior número de projetos encaminhados desde 22 de dezembro. Ainda restam vagas em várias das 17 regiões do Orçamento Participativo. Ano assado, mais de 90 oficinas foram ministradas. Os novos oficineiros vão trabalhar de março a outubro.
"Estamos alertando os interessados para que não deixem a inscrição para a última hora. “Sempre falta alguma coisa, embora o edital esteja bem claro a respeito do que é necessário para participar”, informa o coordenador responsável pelas inscrições, Lutti Pereira.
Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas (no caso de Inclusão Cultural), nas áreas de dança, vídeo, fotografia, música, literatura, artes plásticas, hip hop, teatro, confecção de instrumentos de percussão com materiais recicláveis, capoeira, comunicação comunitária, (rádio, jornal, fanzine), terceira idade, acessibilidade e inclusão cultural.
Seleção - A pré-seleção será realizada dia 6 de fevereiro, com publicação no Diário Oficial. A entrevista com os pré-selecionados ocorre de 23 de fevereiro a 6 de março. A divulgação do resultado final será dia 13 de março. Dia 16 de março, às 10h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro haverá reunião dos oficineiros com os supervisores e a coordenação do projeto.
Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Descentralização da Cultura, pelo telefone 3289-8114 ou e-mail descentralizacao@smc.prefpoa.com.br.
Veronezi, hoje, na Gazeta de Piracicaba (SP)

Os fatos e os aniversariantes do dia 6 de Janeiro

Hoje a atriz Cássia Kiss faz 51 anos. O ex-jogador Leonardo Astrada completa 39. E hoje, em 1913, nasceu a atriz Loretta Young (fal. 2000). Hoje morreu o bailarino Rudolf Nureyev, em 1993, e o trompetista Dizzy Gillespie, também em 1993.










6 de Janeiro é o 6º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 359 para acabar o ano (360 em anos bissextos) .

Eventos históricos
353 - Último ano em que é celebrado o nascimento de Jesus pelos Católicos nesta data. Passará a ser comemorado no ano seguinte no solstício de dezembro (25 de dezembro). Os ortodoxos continuam a comemorar nesta data.
1502 - Gonçalo Coelho descobre Angra dos Reis no Rio de Janeiro
1802 - Em sua expedição científica pelas Américas, Alexander von Humboldt chega a Quito.
1835 - Cabanagem: os rebeldes atacam e conquistam a cidade de Belém, assassinando o presidente Sousa Lobo e o Comandante das Armas.
1838 - Samuel Morse realiza a primeira demonstração pública do telégrafo, em Nova Jersey.
1880 - Fundação da cidade de Criciúma (SC)
1912 - Novo México torna-se o 47º estado norte-americano
1919 - Theodore Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos, morreu aos 60 anos em Nova York. Ele governou o país de 1901 a 1909.
1926 - Fundação da Lufthansa- Empresa aérea estatal alemã.
1927 - Os Estados Unidos invadem a Nicarágua
1939 - Os EUA iniciam aproximação com o Brasil. O governo americano convida o chanceler brasileiro Osvaldo Aranha para uma entrevista pessoal com o presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt.
1942 - A empresa aérea Pan American World Airways realiza o primeiro vôo comercial do mundo ao redor do mundo.
1950 - A Inglaterra reconheceu o governo da China Comunista, liderada por Mao-tsé Tung.
1952 - Pela primeira vez uma tirinha da turma do Snoopy, de autoria de Charles Schulz, saiu publicada em um jornal.
1963
Criação do estado do Acre-Brasil
Restabelecimento do sistema presidencialista no Brasil (v. Campanha da Legalidade e Referendo). Um plebiscito escolheu para o Brasil a volta do presidencialismo como forma de governo. Cerca de 9 milhões de pessoas votaram contra o parlamentarismo, que vigorava desde a posse de João Goulart, em 1961.
1964 - Os Rolling Stones estrearam sua primeira turnê, no interior da Inglaterra. Passaram, então, a ser a atração principal dos shows.
1987 - Caminhoneiros do porto de Santos, em São Paulo, entraram em greve. O protesto afetou 50 navios dos quais 37 tiveram de aguardar atracamento.
1988 - Maílson da Nóbrega tomou posse como quarto ministro da Fazenda do governo de José Sarney.
1999
Ocorre em Serra Leoa a invasão da capital por rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) de Foday Sankoh e seus aliados da ex-junta do tenente-coronel Johnny Paul Koroma invadem Freetown (capital) após uma guerra de assédio no interior do país.
O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), decretou a moratória de seu Estado. Durante 90 dias, contados a partir de 1º de janeiro, seu governo suspendeu o pagamento de todas as dívidas.

Nascimentos
1367 - Rei Ricardo II de Inglaterra (m. 1400)
1412 - Joana d'Arc, heroína da Guerra dos Cem Anos e santa canonizada pelo Papa Bento XV (m. 1431)
1822 - Heinrich Schliemann, arqueólogo alemão, descobridor de Tróia (m. 1890)
1883 - Khalil Gibran, ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista libanês (m. 1931)
1907 - Marques Rebelo, (Edi Dias da Cruz), escritor e jornalista brasileiro, da Academia (m. 1973).
1910 - Brandão Filho, ator brasileiro (m. 1998)
1926 - Kim Dae-jung, ex-presidente sul-coreano.
1928 - Carlos Manga, ator e diretor brasileiro.
1953 - Malcolm Young, guitarrista da banda australiana AC/DC.
1958 - Cássia Kiss, atriz brasileira.
1970 - Leonardo Astrada, treinador e ex-jogador de futebol argentino.
1980 - Ander Vilariño, piloto espanhol de corridas.
1986 - Alex Turner, vocalista da banda Arctic Monkeys

Falecimentos
1852 - Louis Braille, professor e músico francês, inventor do alfabeto para cegos (n. 1809)
1876 - Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, político português (n. 1795)
1884 - Gregor Mendel, botânico austríaco (n. 1822)
1919 -Theodore Roosevelt, 26º presidente estadounidense (n. 1865)
1980 - Petrônio Portela, ex-ministro da educação brasileiro (n. 1925)
1993 - Dizzy Gillespie, trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz americano (n. 1917)
Rudolf Nureyev, bailarino e coreógrafo russo (n. 1938)
1994 - Cláudia Magno, atriz brasileira (n. 1958)
1934)

IGP publicou hoje a lista 1 de classificados

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) publica no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (06/01), na página 22, o Edital de nº 13/2008 contendo os resultados dos recursos referentes à prova de redação, as listas de classificação na fase 1 do concurso do IGP e a data do sorteio público de desempate dos candidatos, que obtiveram a mesma nota.
De acordo com a direção do IGP, a publicação dos resultados era prevista para esta quarta-feira (07), mas conseguiu ser antecipado para o DOE de hoje. As respostas aos recursos encaminhados pelos candidatos podem ser vistas nos respectivos processos individuais, no período de 07 a 13 de janeiro, na Divisão de Concursos Públicos da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), na Avenida Praia de Belas, 1.595, em Porto Alegre, nos dias úteis, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h.As listas com a classificação dos candidatos da fase 1 estão à disposição dos interessados nos endereços www.igp.rs.gov.br e www.fdrh.rs.gov.br e na FDRH, no mesmo endereço e horários divulgados acima. O sorteio público para desempate de candidato com a mesma nota será realizado no dia 12 de janeiro, às 10 horas, na sede da FDRH.O Edital nº 13/2008 divulga também que o Edital de Convocação para a Avaliação Psicológica será publicado no Diário Oficial do Estado na segunda quinzena de janeiro e a aplicação dos testes de avaliação psicológica está prevista para o dia 07 de fevereiro.
Informa ainda que não houve candidatos aprovados nos cargos de Perito Criminal Engenharia Mecânica (Passo Fundo), Perito Médico-Legista (São Borja), Perito Médico-Legista (Três Passos), Perito Médico-Legista (Bagé) e Perito Médico-Legista (Camaquã).
*Os mecanismos de negociação no mercado financeiro utilizados em momentos de crise mundial, como a atual, serão mostrados na palestra "Transformando a crise em oportunidade", que o Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) realiza nesta quarta-feira, 7 de janeiro. A atividade acontece das 18h às 19h na sala 705 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site ,a href=http://www.labmec.com.br target=_blank>www.labmec.com.br ou pelo telefone (51) 3384-4449.
*O Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), realiza cursos de verão no período de férias. As inscrições podem ser realizadas na Proex, na sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Os cursos disponíveis são os seguintes:
Programação orientada a objetos com C# Básico
Programação orientada a objetos com C# Avançado
Programação para web com ASP.NET e C#
Introdução ao Microsoft Silverlight 2.0
Windows SharePoint Services
MS-Project
Introdução ao teste unitário de software usando o VSTS
Introdução ao XNA
Programação com .NET Windows Presentation Foundation
Programação para dispositivos móveis com .NET
Informações complementares por meio do site www.pucrs.br/cursoseeventos ou pelo telefone (51) 3320-3680.
*O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da PUCRS (PPGEE) recebe inscrições, até o dia 23 de janeiro, para o curso de mestrado 2009/1. A área de concentração é "Sinais, Sistemas e Tecnologias da Informação" e as linhas de pesquisa são "Automação e Sistemas", "Telecomunicações", "Engenharia Biomédica" e "Sistemas de Computação". Interessados devem se dirigir à secretaria do PPGEE, na sala 107 do prédio 30, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações complementares no site www.pucrs.br/feng/ppgee e pelo telefone (51) 3320-3540.
Gilberto Perin faz a direção geral. Irá ao ar, em março, ‘Açores’, a nova série da RBS TV. O caminho de volta dos casais açorianos que vieram para o Rio Grande do Sul e fundaram Porto Alegre será apresentado em quatro programas que irão ao ar nos sábados, às 12h20. A série traz as paisagens, o sotaque, a história e a tradição do Arquipélago dos Açores.
A viagem terá a presença, entre outros, do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, um dos descendentes dos açorianos que chegaram aqui há 237 anos. A equipe começa a gravar nesta segunda-feira, 5, em Terra de Areia, Gravataí e Porto Alegre e depois parte rumo ao Arquipélago. A direção da série é de André Costantin, as imagens de André Maciel, a coordenação de produção é de Nice Sordi e a direção geral é de Gilberto Perin. (coletiva.net)

Mostra de Dança Verão inicia amanhã, quarta

A Companhia de Dança Paulo Pinheiro, do Jardim Botânico (rua Barão do Amazonas), é uma das atrações do evento.
Dança de rua, tango, balé, dança do ventre, flamenco, dança tribal, dança contemporânea e jazz. Com a diversidade e o fascínio da produção de dança da Capital, será realizada a partir de quarta-feira, 7, a 15ª edição da tradicional Mostra de Dança Verão, que abre o circuito cultural do ano.
Até 11 de janeiro, no Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307), o público poderá conferir mais de 40 coreografias de alguns dos melhores profissionais e grupos da cidade. A abertura e o encerramento da mostra serão realizados com a apresentação das montagens especiais: Eu me faço simples por você (7 de janeiro) e ...ou algo assim que me intrigue (11 de janeiro), do Grupo Experimental de Dança da Cidade.
Talentos - Promovido pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), o evento vai reunir no palco obras de consagrados profissionais e de novos talentos que vêm se destacando na cena local. Na programação estão trabalhos de Anette Lubisco, Alexandre Rittmann, Didi Pedone, Ivan Motta, Isabel Willadino, Paulo Pinheiro, Roberta Savian e Carmen Pretto, entre outros.
As apresentações ocorrem sempre às 21h. Outras informações podem ser obtidas no Centro Municipal de Dança, pelo telefone 3289-8065 ou pelo e-mail centrodedanca@smc.prefpoa.com.br.

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Previmpa oferece 15 vagas em concurso público

O Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa) realiza concurso público e oferece 15 vagas para ensino superior, técnico e médio. As remunerações estabelecidas para carga horária semanal normal de trabalho, de 30 horas, variam de R$ 795,60 a R$ 1,3 mil. As vagas para ensino superior são para os cargos de Administrador (6), Atuário (1) e Economista (2). Ensino médio para Assistente Administrativo (3). Ensino técnico para Técnico em Contabilidade (3).
Mais informações e inscrições no site http://www.objetivas.com.br/. As taxas são R$ 35 a R$ 65 (conforme o cargo escolhido). A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 08 de março de 2009. As inscrições encerram-se no próximo dia 12/01/09.

Cursos gratuitos de informática com 33 vagas

O único requisito é ter pelo menos 12 anos de idade.
Começou a funcionar hoje, 5, a nova unidade do Centro de Capacitação da Procempa no Telecentro Paulo Freire da Câmara Municipal, localizado no térreo, ao lado do Memorial da casa. São 33 novas vagas para cursos gratuitos de informática, que abordam conteúdos de Introdução à Informática, Sistemas Operacionais, Pacote Office e Internet. O Centro de Capacitação Digital (CCD) funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30.
As inscrições para os cursos gratuitos de informática do CCD da Câmara devem ser feitas pela Central de Atendimento, telefone (51) 3289-6391, das 8h às 18h. As informações necessárias são número do RG, endereço, telefone e data de nascimento. O único pré-requisito é possuir no mínimo 12 anos de idade.
Capacitação digital - O CCD mantém cursos gratuitos de informática nas unidades Usina do Gasômetro, Restinga, Terceira Idade - Santander Cultural, Ronaldinho Gaúcho e Procempa. De janeiro a novembro deste ano, o CCD formou 2.690 pessoas, sendo 1.105 idosos. Uma ação descentralizada da empresa forma, ainda, jovens com necessidades especiais, na Escola Elyseu Paglioli.
São capacitadas também turmas de pessoas com deficiência visual, através do software Virtual Vision, em parceria com a Fundação Bradesco e a Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis). Neste ano, foram formadas quatro pessoas com deficiência visual. As inscrições para os cursos regulares do CCD da Restinga e da Usina do Gasômetro estão permanentemente abertas e devem ser feitas pela Central de Atendimento: (51) 3289-6391, das 8h às 18h.

*A primeira tese de doutorado em Ciência da Computação da Faculdade de Informática da PUCRS (Facin) será defendida na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro. O trabalho, intitulado "Parallel Self-Verified Solver for Dense Linear Systems", será apresentado por Mariana Luderitz Kolberg às 15h30min na sala 517 do prédio 32, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Ele descreve uma ferramenta de resolução de sistemas lineares densos pontuais e intervalares e foi orientado por Dalcidio Moraes Cláudio e co-orientado por Luiz Gustavo Leão Fernandes. A banca avaliadora é composta pelos professores Paulo Henrique Lemelle Fernandes (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação/PUCRS), Alfredo Godman Vel Lejbman (USP), Rudnei Dias da Cunha (Ufrgs).
A defesa é aberta ao público. Informações adicionais na secretaria da Facin, sala 507 do prédio 32, pelo telefone (51) 3320-3611 ou e-mail ppgcc@pucrs.br.

RBS: Ministério quer combater o "oligopólio"

Sede do Grupo RBS, na avenida Ipiranga.O Ministério Público Federal de Santa Catarina (MPF-SC) entrou com um processo para combater “o oligopólio do Grupo RBS no estado catarinense e no Rio Grande do Sul”, conforme explica o procurador da República do município de Tubarão (SC) e coordenador do inquérito, Celso Tres. No processo, é requerida a diminuição do número de emissoras da empresa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, além da anulação da compra do jornal A Notícia, a qual motivou o processo.
Segundo informações do site Comunique-se, a ação foi proposta contra o Ministério das Comunicações (MC), que concedeu ao grupo a aquisição de várias mídias em nome de pessoas da mesma família, e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), por permitir que o Grupo RBS comprasse o jornal A Notícia, além dos empresários Nelson Sirotsky e Moacir Tomazi.
“É incrível a conivência do poder público, por meio do Ministério das Comunicações. Ele tinha que fazer valer a limitação de apenas duas emissoras por Estado”, afirma Tres. Apesar de os veículos de comunicação do Grupo RBS estarem em nome de pessoas diferentes, o procurador afirma que pertencem à mesma família. O MPF-SC consentiu que a RBS e o MC se manifestassem sobre o assunto, mesmo o inquérito não permitindo direito de resposta.
“No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina são 18 emissoras de televisão, dezenas de estações de rádio e uma dezena de jornais”, diz Tres. A ação levou dois anos para ser finalizada e contou com a participação de quatro promotores de Justiça. Segundo Tres, a esperança é que até o final de 2009 haja uma sentença em 1º grau. Segundo a assessoria de imprensa da RBS, o Grupo não foi comunicado oficialmente sobre o fato. Desta forma, não vai se pronunciar a respeito. (Coletiva.net)

Rádio Guaíba investe pesado em novos estúdios


A Rádio Guaíba prepara-se para ter em 2009 um grande ano, a começar pela própria casa, que estará toda renovada. A emissora já investiu cerca de R$ 2 milhões em uma grande reforma física no segundo andar do prédio da Caldas Júnior. Tudo o que havia ali há 50 anos foi colocado abaixo, e em seu lugar estão sendo construídos novos estúdios e central técnica, a partir de um projeto de engenharia desenvolvido por uma empresa paulista ligada ao Grupo Record. O objetivo é fazer com que a Guaíba torne-se uma verdadeira rádio-conceito, servindo de modelo e espelho para emissoras de todo o mundo. Terá inclusive um avançado sistema de arquivo de vozes, que disponibilizará a qualquer cidadão a pesquisa de tudo que estiver disponível nos arquivos da emissora.
Até o final de fevereiro deverá estar concluído o news center desenvolvido especialmente dentro do conceito projetado. Entre os oito novos estúdios, pelo menos dois estarão disponíveis para emissoras de outras cidades, que a qualquer momento poderão alugá-los para transmissões exclusivas. O diretor Comercial João Müller informou que muitas emissoras do interior já manifestaram interesse em veicular programas a partir de Porto Alegre. E graças aos espaços e equipamentos das novas instalações, a Guaíba pretende tornar permanente a Oficina de Jornalismo que aplicou durante as últimas edições da Feira do Livro.
Müller disse que o novo momento da Guaíba é coroado pelo desempenho comercial em 2008, considerado excelente. O faturamento da emissora AM do Grupo Record teve um crescimento de quase 35% este ano, e deste total, 29% vêm de outras praças fora do Estado. O número não é revelado por Müller, mas o mercado estima que a receita oscile em torno de R$ 1,5 milhão por mês. (Coletiva.net)
O Grêmio Esportivo Universal marcou época no Jardim Botânico. Ainda hoje os mais antigos - e os nem tão antigos assim - lembram dele com saudade e carinho. Com dois campinhos localizados onde hoje está o Shopping Bourbon Ipiranga, o clube era democrático, eclético e papava muitos torneios pelas redondezas. Nesta foto, de 1956, o time do Universal, tendo ao centro, segurando o pavilhão, a sua madrinha, Eliane Squeff.
Alguém se identifica na foto?
Lane, em A Charge Online.

Toniolo: quem, mais antigo, não lembra dele?

Toniolo mora em Petrópolis e é policial aposentado por problemas psiquiátricos.
Uma idéia na cabeça – divulgar o seu próprio nome – e um spray na mão. Autodenominado-se o “Rei Mundial da Pichação”, Sérgio José Toniolo levou isso às últimas conseqüências e tornou-se quase uma lenda viva em Porto Alegre: quem, com mais de 30 anos, alguma vez não viu a palavra “Toniolo” escrita em algum muro, algum prédio, alguma passarela, algum monumento ou até mesmo alguma calçada ou asfalto?

CELEBRIDADE - Um rei cujo reinado não é nada recente – iniciou, mais exatamente, no final dos anos setenta e ganhou força nos anos 80, quando, de fato, se tornou uma celebridade incontestável, foi preso, ameaçado de morte, algemado, internado e até levou alguns tiros.Nada disso, naqueles anos, tirou a disposição desse homem calvo, hoje com 60 anos, escrivão de polícia aposentado, solteiro, segundo grau completo, sem filhos e morador do vizinho bairro de Petrópolis – mais exatamente na avenida Taquara, onde reside na parte baixa de um edifício. Hoje Toniolo está mais sossegado, não freqüenta mais as manchetes de jornais, não é notícia. Está, por assim dizer, apagado, ou em recesso. Talvez seja a idade, o tempo, o cansaço, a saúde. Sem reposição, seu nome, antes tão onipresente, foi se apagando dos edifícios, dos muros e vias públicas, por força do tempo, da limpeza, da chuva. É a fase do crepúsculo.Mas a lenda urbana chamada Toniolo persiste – o Pai e o Rei dos Pichadores, ou, como ele dizia, “o único pichador que não faz símbolos incompreensíveis e assina o seu próprio nome”.Louco ou não, Toniolo entrou para a História por suas próprias mãos. Literalmente. Em um tempo em que a pichação se tornou uma praga, obra de gangues sem rosto e muitas vezes violentas, de pessoas semi-alfabetizadas e toscas, Sérgio José Toniolo distingue-se por ter pertencido a uma outra espécie: inteligente, esse homem que os médicos apontaram como “esquizofrênico paranóide” (aposentou-se por força da doença), e que foi interditado e preso, julgava-se um “anarquista”. Isso, é claro, depois de ter sido impedido de se candidatar a deputado estadual pelo PMDB no início dos anos 80. Depois, em sua própria cabeça, tornou-se várias vezes candidato pelo inexistente Partido Anarquista Brasileiro – foi inclusive, em sua cabeça, candidato à Presidente da República, usando, em todas as vezes, o seu número cabalístico 1543.

"BRASILEIRO É ACOMODADO" – Segundo a Medicina, quem sofre de esquizofrenia paranóide tem, geralmente, mania de grandeza e de perseguição. As duas coisas não faltaram a Toniolo: foi, nos anos setenta, o recordista brasileiro em colaborações às seções de “Cartas do Leitor” de todos os jornais possíveis – escreveu mais de mil, sobre todos os assuntos, da sujeira das ruas, das fezes dos caos à cretinice dos políticos. E vivia fugindo da polícia e dos donos de imóveis.Quanto às pichações, garante que fez bem mais de 70 mil delas, gastando, pelos seus cálculos, mais de 100 mil reais ao longo de tantos anos, tudo do seu próprio bolso. Gastou em sprays (às vezes mais de um por noite), tintas, pincéis. Mandou fazer pandorgas com seu nome escrito para lançá-las ao ar. Defendeu o voto nulo, o anarquismo. Costumava dizer que o brasileiro é “frouxo e acomodado” – o que ele, de fato, não era: grão-mestre da autopromoção e da publicidade-artesanal-em-série-ininterrupta, apanhou, desafiou deliciosamente, experta e inocentemente o Poder com seu spray, divertiu os cidadãos da cidade e demonstrou o poder de fogo de um homem só – maluco, com certeza, mas, vá lá, incrivelmente e determinado como só estes podem ser. E divertido. Palhaço. Cavaleiro solitário. Carlitos com mania de grandeza.

ENGANANDO A BRIGADA - Matéria de reportagens e notícias em jornais, sua história foi ao ar no programa Fantástico, da Rede Globo, em 1981. Em 1984, quando Jair Soares era o Governador do Rio Grande do Sul, anunciou a todos – telefonava às redações – garantindo que iria pichar seu nome na fachada do Palácio Piratini.Feita a ameaça, a segurança foi alertada e reforçada. Não contavam eles, porém, com a astúcia do Rei Mundial da Pichação: para identificá-lo e barrá-lo, os policiais tinham apenas uma foto sua, antiga, em que aparecia ainda com cabelos. Toniolo, contudo, já era quase totalmente careca, àquelas alturas. Caminhando, saiu tranquilamente da vizinha Catedral Metropolitana e, passando pelos brigadianos, chamou-os angelicamente de “meu irmãos”. Quando se deram conta, já havia pichado a quase totalidade do seu nome (faltaram duas letras) na imponente sede do Governo do Estado. Mandado então ao Hospital Psiquiátrico São Pedro, aplicou outro golpe digno dos melhores filmes de Hollywood.Conhecido dos plantonistas, disse a estes que os dois policiais civis que o escoltavam eram colegas seus, “com mania de polícia”. Desconcertados, os plantonistas foram para cima dos homens da lei – e Toniolo, sorrateiramente, fugiu pelos fundos do prédio. Mais tarde, anunciou que iria pichar o Palácio do Planalto, mas essa parada ele perdeu – foi detido dentro do ônibus que seguia para Brasília. “Mas consegui o que queria”, disse o mestre da Publicidade. “Não tenho medo de ser preso: é uma propaganda”, alardeava ele, com toda a razão.Quanto ao conteúdo do seu discurso, as suas “propostas”, bom, deixa pra lá: ele não é diferente da grande maioria dos políticos brasileiros.

CACHÊ – Toniolo sempre disse que ninguém nunca contou, verdadeiramente, a sua história, e por isso ele cobrava, mais recentemente, 10 mil reais por entrevista a qualquer veículo de comunicação e 100 mil para estrelar comerciais, onde apareceria, inclusive, com seu célebre spray. Obviamente, nenhum jornal, revista ou tevê pagou o que ele pediu e nenhuma agência o convidou para ser garoto-propaganda, nem mesmo da Casa das Tintas. Talvez tenha sido um talento não aproveitado da propaganda gaúcha.O dinheiro, que nunca veio, serviria, afirmava, para ressarci-lo das despesas com o material de pichação, desde quando iniciou na atividade para realizar a missão que, afinal, conseguiu: firmar no mercado a “marca Toniolo”. Firmar uma marca custa muito dinheiro. Quanto vale a marca Toniolo? Rei da publicidade artesanal, Dom Quixote, da idéia na cabeça e do spray na mão, Toniolo é, dizem, um homem solitário que não dá entrevistas e não permite fotos. Há quem diga que está com problemas de saúde. A pessoa que ligar para sua residência (como fez este blog) ouvirá a indefectível gravação: “Mensagem gratuita: este telefone temporariamente fora de serviço. A Brasil Telecon agradece.”Nesta campanha eleitoral que se avizinha Toniolo estará fora e não será candidato, nem mesmo pelo seu imaginário Partido Anarquista.Um dia, talvez, a lenda viva da propaganda pessoal vire tema de filme ou documentário, do tipo “Contador de Histórias”. Quem sabe. (Conselheiro X.)

Kung-Fu, arte milenar presente no Botanico

Alunos na Academia e o professor Milton (foto abaixo)
Quem quer aprender Kung-Fu, Tai Chi Chuan e Boxe Chinês tem uma boa opção no bairro: a Associação Gaúcha de Kung-Fu, academia (é uma empresa) que está há cerca de seis meses no Jardim Botânico (avenida Ipiranga, 3960, quase esquina com a rua Machado de Assis). Com cerca de 25 alunos atualmente, em local amplo (300 metros quadrados), funciona das 17 às 22 horas. O responsável é o professor Milton Fonseca (foto menor), que veio de Petrópolis - tinha academia semelhante na avenida Protásio Alves. Ele pratica Kung Fu há 27 anos e mantem outra academia, em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos."A maioria dos meus alunos é do bairro", informa ele. Com predominância de jovens (homens e mulheres), há pessoas de todas as idades - muitas delas utilizam o Kung-Fu como exercício físico e uma forma de conseguir o bem estar corporal. "O Kung-Fu pode ser praticado em todas as idades".
As mensalidades variam de R$ 80,00 (duas vezes por semana) a R$ 120,00 (três vezes por semana). O telefone é 3013-6264. Site: http://www.agkf.pro.br/
MILENAR - O Kung Fu é a mais antiga das artes marciais, originária do Templo Shaolin, na China. Possibilita ao praticante reflexos rápidos, grande coordenação motora, equilíbrio e consciência mental e física para a defesa pessoal, e se utiliza de socos, golpes com a palma das mãos, chutes e rasteiras, bem como saltos e acrobacias. Há ainda trabalho com armas tradicionais chinesas - bastão, espada, lança, etc.

Fatos e personagens do dia 5 de Janeiro

Em 1982 Marilia Pera era escolhida a melhor atriz do mundo. Em 1956 a atriz Grace Kelly anuncia o seu noivado com o Principe de Mônaco. Em 1983 Marcelo Rubens Paiva lança "Feliz Ano Velho", livro que se tornou um best-seller no Brasil. E em 1998 o Bandido da Luz Vermelha era assassinado em Santa Catarina.





Em 05 de janeiro de 1982, a brasileira Marília Pêra recebe o prêmio de melhor de atriz mundial de 1981, pelo sucesso do filme Pixote, a lei do mais fraco. O roteiro era relacionado a dois menores que fugiam de um reformatório e se associam a uma prostituta, interpretada por Marília.

1668 - É assinado o Tratado de Madrid, que estabelece a paz entre a Espanha e Portugal, pondo fim às Guerras da Restauração.
1728 - Fundação da Universidade de Havana, em Cuba.
1757 - Jean-Francois Damiens tenta assassinar Luis XV da França. Ele foi posteriormente executado por ter tentado matar o monarca.
1906 - Terremoto destrói a cidade de Masaya, no Nicarágua.
1907 - Promulgada no Brasil a Lei Adolpho Gordo, que autoriza a criação de sindicatos profissionais.
1914 - Henry Ford, da companhia automobilística Ford Motor Company, estabelece para seus funcionários um salário mínimo diário de US$ 5,00.
1919 - Fundação do Partido Nacional Socialista Alemão, ou Partido Nazista, cujo militante número 7 é Adolf Hitler.
1922 - Morre Ernest Shackleton, explorador britânico da Antártica.
1925 - Nellie Taylor Ross assume o governo do estado de Wyoming. É a primeira mulher a ser eleita governadora nos Estados Unidos.
1938 - Nasce Walter Mondale, ex-vice-presidente dos Estados Unidos.
1948 - Terroristas judeus destróem com explosivos uma ala do Hotel King David de Jerusalém. No atentado, morreram 20 pessoas.
1950 - A Grã-Bretanha rompe relações diplomáticas com a China nacionalista.
1955 - François Mitterrand, o Ministro do Interior francês, propõe a integração da Argélia à França.
1955 - É inaugurado o último trecho, de 650 quilômetros, da ferrovia amazônica que une Brasil e Bolívia.
1956 - A atriz cinematográfica Grace Kelly anuncia o seu noivado com o príncipe de Mônaco, Ranier III.
1959 - O Alasca torna-se o 49° Estado norte-americano.
1968 - Alexander Dubcek é eleito primeiro-secretário do Partido Comunista Checo. Ele impulsionou a independência de seu país.
1982 - A sociedade dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos elege Marília Pêra, de Pixote, a melhor atriz de 1981.
1983 - Marcelo Rubens Paiva lança Feliz Ano Velho, livro que conta a história da época em que o autor ficou paraplégico.
1983 - Entra no ar a Rede Manchete de Televisão.
1985 - Nascem em um hospital de Paris os primeiros trigêmeos de proveta.
1996 - Andrei Kozyrev, Ministro das Relações Exteriores russo, renuncia. Ele era admirado no Ocidente, mas desprezado por russos comunistas.
1996 - O terrorista palestino Yahya Ayyash, morre ao falar num telefone celular que explode quando ele se identifica.
1998 - João Acácio Pereira da Costa, o Bandido da Luz Vermelha, famoso criminoso dos anos 60, é assassinado.
1999 - O presidente americano Bill Clinton anuncia a flexibilização da restrição comercial contra Cuba.