sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Mídia perde chance de explicar popularidade

Por Luiz Antonio Magalhães

A pauta não era boa, era excelente: como pode um presidente da República conseguir 84% de aprovação em meio ao que a imprensa vem qualificando de "maior crise da história do capitalismo" (os mais prudentes prefere afirmar que é a "pior desde 1929")?
A cobertura dos jornalões sobre o fenômeno, porém, foi pífia. Todos registraram o resultado da pesquisa CNT/Sensus divulgada na segunda-feira (2/2), e até com algum destaque – a Folha de S.Paulo, por exemplo, se rendeu à importância do levantamento e deu chamada na primeira página, coisa incomum quando a pesquisa não é do Datafolha –, mas jornal algum foi capaz de realizar a contento uma pauta óbvia, qual seja a de tentar responder a pergunta que todo cidadão deve ter feito ao receber a notícia dos 84%: como, afinal, o presidente Lula consegue mais apoio em um momento como este?
É preciso um pouco de criatividade para ir além da obrigatória consulta a um ou dois cientistas políticos ou economistas, categorias que ultimamente andam unidas nos erros clamorosos que cometem em suas previsões. Lula é carismático? Muito, sem dúvida, mas o que realmente significa ser carismático? O presidente se comunica melhor do que os demais políticos? Aparentemente sim, então nada melhor do que perguntar a quem entende do riscado quais são os trunfos do ex-líder operário em relação aos seus colegas.
Nem é tão difícil assim. Além dos acadêmicos da área e marqueteiros em geral, por que não ousar e tentar ouvir de um Silvio Santos ou um Fausto Silva alguma explicação sobre a facilidade do presidente em obter empatia com o público? Ou tentar pelo menos explicar aos leitores o conceito de carisma, mostrar exemplos de personalidades que ao longo da história foram consideradas carismáticas. Nada disto é muito complicado.
Em geral, o que os jornalões apresentaram nas matérias sobre a pesquisa CNT/Sensus foi a já velha explicação de que a crise "ainda não bateu" no Brasil, de maneira que quando a turbulência ficar mais forte, inevitavelmente a popularidade do presidente cairá.
Este observador até acha possível que isso de fato aconteça, mas também pode ser que um fenômeno diferente ocorra (ou já esteja ocorrendo neste momento): sim, a crise é grave, gravíssima até, mas o povão teria entendido que a culpa não é do presidente Lula. Como diria Leonel Brizola, essa crise vem de longe, muito longe, do outro lado do Rio Grande, de forma que responsabilidade pelo drama, na avaliação popular, Lula não tem nenhuma.
Ao contrário, a imagem que o presidente passa é a de que está trabalhando justamente para minimizar os efeitos da crise no país com a isenção de impostos, diminuição dos juros, esforços para revitalizar o crédito e aumento do salário mínimo para proteger os mais pobres, entre tantas outras medidas tomadas recentemente. Tudo somado, qualquer que seja a explicação para o fenômeno, apenas uma foi contemplada nos jornalões – a de que a popularidade vai cair quando a crise enfim chegar. E pelo que a própria mídia vem publicando, esta explicação é meio capenga, uma vez que as demissões em massa estão em curso desde dezembro...
Presidente na mídia popular
No fundo, os jornalões, perplexos com a performance presidencial e também aferrados na habitual má vontade que nutrem pelo presidente, minimizaram uma notícia que tinha tudo para render análises interessantes e matérias de muita leitura. A Folha de S.Paulo, especialmente, perdeu uma oportunidade de ouro. A principal nota da coluna "Painel" de quarta-feira (4/2), publicado na mesma página da reportagem sobre a pesquisa, informava que neste ano o governo pretende produzir uma coluna, assinada pelo presidente, para os jornais populares.
Ora, uma das chaves para explicar a popularidade presidencial é a forma com que Lula usa a mídia a seu favor, mesmo tendo boa parte dos veículos em posição bastante crítica ao seu governo. O presidente é capaz de criar fatos políticos como nenhum outro, à exceção talvez de Getúlio Vargas e Jânio Quadros. O presidente fala muito, discursa sempre que pode, conhece o poder da imagem e sabe perfeitamente oferecer "o lide" para os jornalistas. Não é preciso ler jornais para saber fazer isto, basta um pouco de perspicácia e compreensão da atividade jornalística, e isso o ex-metalúrgico certamente vem aprendendo e aperfeiçoando desde os tempos do sindicato.
Do outro lado do balcão, a mídia ora se rende à simpatia e ao jeitão despojado de Lula, ora bate sem dó nem piedade nessas mesmas características do presidente, muitas vezes qualificando este estilo de "populista". Ora, Lula não pode ser populista porque este conceito é datado, remonta aos anos 1930. No máximo, poderia ser um "neopopulista", mas também esta carapuça não lhe cabe muito bem. Mas voltando ao que interessa, o fato é que com essas duas posturas a imprensa brasileira presta um desserviço aos leitores, pois endeusando ou demonizando o presidente, a única coisa que não se faz é explicar, ou pelo menos tentar explicar, este novo fenômeno da política nacional. Pelo jeito, vai ficar para os historiadores, os jornalistas não estão se mostrando capazes de uma tarefa que nem é assim tão complexa... (Observatório da Imprensa)

PUC exibirá réplica do "Beagle" com 9 metros

O cientista inglês Charles Darwin.
Neste ano de 2009 se comemoram os 200 anos do nascimento de Darwin ¿ em 12 de fevereiro de 1809 ¿ e também os 150 anos da publicação do livro "A Origem das Espécies por meio da seleção natural". A obra, que revolucionou a ciência em relação ao surgimento e a evolução dos seres vivos, começou a ser concebida durante a viagem do navio Beagle ¿ em que o jovem Darwin, então com 22 anos, esteve presente como naturalista, disposto a explorar as localidades visitadas e coletar o maior número possível de espécimes.
O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, a partir de 24 de março, mostrará aos visitantes a exposição (R) Evolução de Darwin. Nela se conhecerá as etapas e repercussões da viagem do Beagle, em três andares de emoção, conhecimento e diversão. A exposição estará dividida em "A Viagem do Beagle"; "A Origem da Vida"; "A Evolução"; "A Biodiversidade" e "A Vida e Obra de Darwin". Até o final do mês de fevereiro estará pronta a réplica do Beagle ¿ que poderá ser vista logo no começo da "viagem" - na proporção de 1:4 com 8 metros de comprimento e 9 metros de altura, com as velas.
Logo que o passeio começar, e depois de embarcar no navio, o visitante verá o aparelho que simula as condições em que se formaram as primeiras moléculas precursoras da matéria orgânica necessária ao aparecimento da vida na Terra, há cerca de 4 bilhões de anos ¿ reprodução do experimento de Oparin Miller; a árvore filogenética da vida; o que Darwin viu no Brasil, quando conheceu matas baianas e fluminenses à procura de plantas, insetos e animais e que o auxiliaram a criar a sua teoria, suas descobertas em outros locais, como as ilhas Galápagos, e saberão um pouco ainda sobre sua família, trabalho e outras obras. O MCT está reconstruindo também o escritório de Darwin nos arredores de Londres, local em que o cientista estudou e elaborou suas teorias. A exposição ficará no MCT até 30 de dezembro.
A Biblioteca Central Irmão José Otão organizará um espaço privilegiado em suas dependências para colocar à disposição dos visitantes todo o acervo relacionado às questões a serem apresentadas e debatidas na exposição, nas conferências e palestras. Também estará exposto material histórico e diferentes edições do livro ¿A origem das espécies¿ para consulta.Curiosidades
Ao aportar no Brasil, em 1831, a bordo do HMS Beagle, Darwin escreveu: "É uma visão das mil e uma noites, com a diferença de que é tudo de verdade". A exposição mostrará também como eram os primeiros seres vivos da terra, como surgiram e como a biodiversidade atual surgiu a partir destes pequeníssimos seres.Abaixo, segue a lista das palestras e conferências que ocorrerão na PUCRS em 2009, com entrada franca:Ciclo de palestras "Evolução: Transversalidades"Palestrantes:
Prof.ª Dr. Christiane Nüsslein-Volhard (Univ. Tübingen, Alemanha) ¿ "A evolução e seu impacto no pensamento científico" ¿ 18 de março ¿ Teatro (prédio 40)

Prof.ª Dr. Ana Carolina Regner (Unisinos) ¿ "A origem das espécies" ¿ 28 de abril ¿ Auditório Prédio 50
Prof. Dr. Eduardo Cruz (PUC-SP) ¿ "Evolucionismo e criacionismo" ¿ 26 de maio ¿ Auditório Prédio 50
Prof. Dr. José Roberto Goldim (PUCRS/UFRGS) ¿ "A atualidade da discussão sobre eugenia" ¿ 25 de agosto ¿ Auditório Prédio 50
Prof. Dr. Christian Illies (Univ. Bamberg, Alemanha) ¿ "Darwin como metafísico: reflexões filosóficas sobre a teoria da evolução" ¿ 29 de setembro ¿ Auditório Prédio 5
Prof. Dr. Eduardo Eizirik (PUCRS) ¿ "Biodiversidade e evolução" ¿ 27 de outubro ¿ Auditório Prédio 5 Conferências
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Conferencistas:
Jefferson Braga da Silva (PUCRS) ¿ "A evolução da mão" ¿ 6 de maio
Jaderson Costa da Costa (PUCRS) ¿ "A evolução do cérebro" ¿ 3 de junho
Iván Izquierdo (PUCRS) ¿ "A evolução da memória" ¿ 17 de junhoCiclo de debates Faculdade de Biociências da PUCRS
Local: Anfiteatro do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Horário: 18h30min
Palestrantes:
Walter Filgueira de Azevedo Jr. (PUCRS) ¿ "Evolução molecular e suas implicações na Astrobiologia" ¿ 15 de abril
Francisco M. Salzano (UFRGS) ¿ "Perspectivas em medicina genômica e darwiniana" ¿ 20 de maio
Eduardo Eizirik (PUCRS) ¿ "Especiação e hibridização" ¿ 12 de agosto
Taran Grant (PUCRS) ¿ "Evolução da diversidade reprodutiva nos anfíbios" ¿ 23 de setembro






Fatos e aniversariantes do dia 6 de Fevereiro


Claudia Ohana faz hoje 47 anos. E hoje nasceram: Bob Marley (faria 65 anos), Axl Rose (47), Natalie Cole (59), Zsa Zsa Gabor (92), Jair Rodrigues (70 anos) e o jornalista Mino Carta (75).



















No dia 6 de fevereiro de 1945, na Jamaica, nasceu Robert Nesta Marley, Bob Marley. Ex-integrante da banda The Wailers, Bob continuou a carreira solo. Suas músicas ainda hoje são ouvidas. A morte prematura, aos 36 anos, devido a um melanoma, calou cedo uma das mais importantes vozes.

1778 - Assinado em Paris o tratado de aliança entre a França e os patriotas dos futuros Estados Unidos, que favoreceu a independência americana.

1852 - O ditador Juan José Rosas abandona Buenos Aires em um navio inglês e foge para a Europa.

1900 - O Senado dos Estados Unidos ratifica a decisão da Conferência de Paz de Haya sobre a criação de um Tribunal Penal Internacional.

1904 - Inesperadamente, o Japão rompe suas relações diplomáticas com a Rússia.

1911 - Nascimento de Ronald Reagan, ator, ex-presidente dos EUA.

1919 - Nascimento de Zsa Zsa Gabor, atriz americana.

1922 - Estabelecido em Washington o Tratado das Nove Potências, destinado a que se respeite a independência e a integridade territorial e administrativa da China.

1923 - Morre Augusto Bernardino Leguía, ex-presidente do Peru.

1940 - II Guerra Mundial: o conselho de guerra franco-britânico acerta o fim do embargo à Narvik, o apoio à Finlândia e a ocupação da mina de ferro de Gallivare (Suécia).

1941 - O general Erwin Rommel é nomeado chefe das Afrika Korps, tropas especiais alemãs destinadas a operar no norte da África.

1945 - Começa em Londres a Conferência Sindical Mundial.

1952 - Morre o Rei Jorge VI da Inglaterra, aos 57 anos. Sua sucessora no trono é a filha mais velha, Isabel.

1956 - Protestos nos Estados Unidos pelo ingresso da primeira estudante negra na Universidade do Alabama.

1960 - O Governo da Espanha garante direitos de concessão a seis companhias norte-americanas para explorar eventuais descobrimentos petrolíferos no Saara espanhol.

1965 - O primeiro ministro soviético, Alexei Kosygin, é recebido no Vietnã do Norte pelo presidente Ho Chi-Minh.

1966 - José Joaquín Trejos é eleito presidente da Costa Rica.

1972 - Anastasio Somoza é reeleito presidente da Nicarágua depois de eleições fraudulentas.

1973 - O Governo argentino proíbe ao ex-presidente Perón retornar ao país.

1977 - Referéndum no Paraguai, que ratifica como presidente vitalício o general Stroessner.

1979 - Condenado à forca o ex-primeiro ministro paquistanês Ali Bhutto.

1981 - Forças governamentais de El Salvador desencadeiam uma ofensiva contra a guerrilha. 1984 - Beirute é ocupada pelas milícias cristãs.

1985 - É inaugurada em Santo Domingo, na República Dominicana, uma Conferência de Ministros de Finanças e Relações Exteriores dos países endividados da América Latina.

1988 - Os presidentes argentino e brasileiro, Raúl Alfonsín e José Sarney, respectivamente, se reúnem em Colônia no Uruguai, com o presidente Sanguinetti, para convidar o país a integrar o projeto de mercado comum entre Brasil e Argentina.

1989 - 30 mil soldados soviéticos abandonam o Afeganistão, enquanto a capital, Cabul, mergulha no caos.

1991 - Morre Salvador D. Luria, cientista americano de origem italiana, vencedor do prêmio Nobel de Medicina de 1969. 1993 - Bélgica se converte em Estado Federal.

1994 - O social-democrata Martti Ahtisaari ganha as eleições presidenciais na Finlândia.

1997 - Queda do presidente equatoriano Abdalá Bucaram, declarado "incapaz mental" para governar pelo Congresso, o que causou um tremendo protesto popular no dia seguinte.

1999 - Inaugurada em Rambouillet, na França, a conferência de paz sobre Kosovo.

2000 - A social-democrata Tarja Halonen vence as eleições presidenciais finlandesas e se torna a primeira mulher que ocupa o cargo em 82 anos de independência da República da Finlândia. 2001 - O líder ultranacionalista do partido Likud, Ariel Sharon, vence as eleições em Israel.
Redação Terra

quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Charlotte Rampling, aniversariante do dia.

Bailarina alemã com oficina de movimento

Estão abertas as inscrições para a oficina de Introdução ao Movimento Autêntico, ministrada pela bailarina alemã Heike Kuhlmann. O evento acontece entre os dias 10 a 13, na sala 209 da Usina do Gasômetro. O horário é das 10h às 13h. São 20 vagas para dançarinos, atores, coreógrafos, educadores, psicólogos e artistas em geral. O valor da oficina é de R$ 150.
Movimento Autêntico é uma forma de movimento desenvolvido por Janet Adler e Mary Whitehouse, onde a ênfase é colocada na autenticidade de ser no momento presente. É uma forma de expressão corporal onde existe um ator, dançarino e um observador/testemunha. Serve de apoio para trabalhos criativos e processos terapêuticos.Kuhlmann é bailarina e professora, mestre em Performance Studies pela University of Leeds (Inglaterra). Tem formação em Integrative Bodywork & Movement Therapy, dança criativa e bodymind performance. Mais informações podem ser obtidas por telefone (9689-2622) ou e-mail (eduardosever@yahoo.com).

Última das Caminhadas Turísticas em POA

A última edição das Caminhadas Turísticas de Verão, mais uma opção de lazer desta estação em Porto Alegre, ocorrerá na segunda-feira, 9. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) juntamente com o projeto das caminhadas orientadas do Viva o Centro a Pé, desenvolvido pelas secretarias do Planejamento Municipal e da Cultura e pelo Programa Viva o Centro.
Orientadas por um guia de turístico, os passeios ocorrerão em dois turnos com roteiros diferenciados. Das 9h às 11h, quem ingressar no Roteiro Cidade Baixa passará pelo Largo Zumbi dos Palmares, Cine Capitólio, Ponte de Pedra, Monumento aos Açorianos, Centro Administrativo, além das ruas da República e João Alfredo. A SMTUR, localizada na Travessa do Carmo, 84, bairro Cidade Baixa, é o ponto de encontro do grupo.
No período da tarde, será realizado o Roteiro Redenção. Com seu horário alterado para as 18h, os participantes poderão conferir atrativos como Colégio Militar, Recanto Europeu, Jardim Oriental, Chafariz de Ferro, Auditório Araújo Vianna, além da Capela Espírito Santo, Igreja Santa Teresinha e Brique da Redenção. A concentração será no Serviço de Atenção ao Turista do Mercado do Bom Fim (Parque Farroupilha), loja 12.
Nas últimas três edições, sempre com roteiros diferenciados, a programação incluiu as regiões da Praça da Matriz, do Mercado Público, da Praça da Alfândega, da rua da Praia e da avenida Independência. Promovendo o reconhecimento turístico da Capital por meio da visitação interna e externa de prédios, monumentos e áreas verdes consideradas patrimônio cultural e ambiental, os passeios representam mais uma alternativa de conhecer a cidade.
Interessados em participar da 3ª edição das Caminhas Turísticas devem fazer sua inscrição na SMTUR mediante a doação de um kit de material escolar, composto por um caderno grande mais um item como caneta, lápis, borracha e régua. Os materiais serão doados a escolas municipais carentes. Mais informações pelo telefone 3212.3464, ramal 30, ou pelo e-mail reservas@turismo.prefpoa.com.br.
*No próximo dia 13/02 (sexta-feira), a partir das 18h, no Anfiteatro Irmão José Otão (Av. Ipiranga, 6.690), ocorre a reunião mensal promovida pela equipe multidisciplinar do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM/HSL/PUCRS). A palestra é gratuita e esclarece dúvidas, apresenta técnicas e indicações para os diversos casos da obesidade.
Segundo os especialistas, a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública deste novo milênio, acometendo quase um terço da população mundial. Somente na América Latina, é possível que cerca de 200.000 pessoas morram por ano em decorrência das complicações da obesidade. "A questão da obesidade não é só estética. No Brasil, a procura por cirurgias plásticas está entre as maiores do mundo, mas a questão da obesidade é um assunto da saúde", comenta o diretor técnico e coordenador cirúrgico do COM, Cláudio Mottin, diretor. Segundo o cirurgião, os hábitos de vida contemporâneos, principalmente em cidades mais desenvolvidas, geram problemas como estresse, alimentação inadequada, longos intervalos sem ingesta de alimentos e excesso de calorias.
"Quanto maior for este índice, mais freqüentes e graves serão as doenças associadas". Pessoas com IMC superior a 35 kg/m² são mais sujeitas a doenças cardíacas e vasculares (coronariopatias e hipertensão arterial), diabetes, insuficiência pulmonar, distúrbios metabólicos (hiperlipidemia), doenças da vesícula biliar (cálculos), doenças que afetam as articulações (osteoartrose degenerativa), aumento do risco de desenvolver câncer (endométrio, mama, intestino, próstata), além de problemas psicológicos com desajustes sociais e familiares.

SERVIÇO Palestra: "Tratamento da Obesidade"
Data: 13/02/2008 (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Público-alvo: operados, não-operados e demais interessados
Local: Auditório do HSL - 2º andar – Av. Ipiranga, 6.690
Evento Gratuito: Informações e Inscrições: (51) (51) 3336-0890/3320-5002

Fernanda Zaffari: ela é profissional multimídia

Fernanda: ela cuida da vida dos VIPs.
Fernanda Zaffari - 30/04/2004

Em apenas oito anos de carreira no jornalismo, ela já pode considerar-se uma profissional multimídia. Começou como estagiária de produção de programas de rádio e hoje está entre os colunistas mais disputados na cobertura de eventos sociais e culturais. Mas, para Fernanda Basso Zaffari, não é tarefa fácil participar da maioria dos eventos e relacionar-se com os “Very Important People” da sociedade gaúcha – mesmo que ela seja uma simpática e extrovertida jornalista. Fernanda sempre teve como hábito fazer muitas atividades ao mesmo tempo. Como ela própria define: “Não consigo fazer só uma coisa, tenho que fazer duas ou três”.
Praticou balé clássico, contemporâneo e dança flamenca até a adolescência, razão pela qual é, desde criança, acostumada com platéias e a lidar com o público. Integrou o grupo de danças da Escola Maria Júlia da Rocha, o Majuro, e participou de muitos espetáculos e apresentações. O talento de bailarina chegou até Nova York, onde por duas vezes se apresentou juntamente com o grupo. Após o término do ensino médio, em 1991, a porto-alegrense decidiu realizar um sonho: aperfeiçoar-se como dançarina nos Estados Unidos. Lá, estudou durante um ano na Academia de Artes de Chicago. “Eu levava muito a sério a dança. Passava muito tempo ensaiando, fazia muitas aulas e ainda outros cursos. Grande parte da minha disciplina eu conquistei com a atividade”, garante.
Ao retornar a Porto Alegre, decidiu que iria realizar um curso superior. Ingressou na PUC, em 1993, para estudar Jornalismo. Pouco tempo depois, decidiu cursar Administração de Empresas. “Quando começaram a encher o quadro de números e cálculos, eu percebi que aquilo não era para mim”, relembra.
Timidez vencida
Sobre Fernanda, uma primeira curiosidade está sempre depositada no sobrenome Zaffari – herdado do pai, que não atua no ramo de supermercados, sendo responsável por outra rede de empresas da família, a de transporte e turismo. Mas ela assegura que não foi relevante para conquistar o primeiro emprego, como estagiária de produção na Rádio CBN, em 1996.
Desde então, ela já passou por quase todos os veículos do Grupo RBS e agrega uma experiência desde a produção de um programa até sua apresentação. Em 1997, formou-se em Jornalismo na Famecos e também no projeto Caras Novas, da RBS. No mesmo ano, passou a trabalhar também na rádio Gaúcha, onde produziu os programas “Gaúcha Entrevista” e “Jornada Esportiva”. A primeira vez que Fernanda atuou em televisão foi para substituir uma colega na reportagem da RBSTV. Segundo conta, sempre teve um bloqueio e uma inibição em aparecer na tela. “Ficava muito nervosa antes de entrar no ar, até para gravar um off. Não sei o que acontecia, eu sempre fui falante, comunicativa e muito desinibida”.
A timidez com a televisão foi superada logo depois de começar a atuar efetivamente na TV, em 1998, na apresentação do programa “Notícias”, do Canal Rural. Um ano depois, assumiu como apresentadora do “Bom Dia Rio Grande” e a edição do Jornal do Almoço, ambos da RBSTV. Em janeiro de 2001, Fernanda foi para a terceira mídia do grupo, a impressa, com a assinatura da coluna dominical no Caderno Donna, do jornal Zero Hora, juntamente com o fotógrafo Guaracy Andrade. Em junho, a coluna passou a ser diária e Fernanda, a colunista da RS Vip.
Hoje, a jornalista orgulha-se em dizer que foi muito importante para seu aprendizado profissional a experiência obtida nos três principais meios da comunicação. Destaca também que sua realização profissional é fruto das passagens pelas mais diversas áreas do jornalismo. “Faço jus a minha ascendência italiana. Sou muito gringa e por isso acho que a gente tem que trabalhar na cozinha antes de ser chefe. Na minha carreira aconteceu assim. Comecei trabalhando na produção do jornalismo para depois chegar na linha de frente”, salienta.
Os VIPs
Circular entre os colunáveis e personalidades da sociedade gaúcha é, além de trabalho, um prazer para Fernanda. Muito satisfeita com o desempenho e retorno positivo da coluna, ela revela que um de seus objetivos é tentar atender a maioria dos convites recebidos diariamente. São muitos e-mails e telefonemas que a colunista recebe, quase todos convites para os acontecimentos sociais mais badalados da capital.
Ela não se importa, ao contrário, admira as pessoas que ligam pessoalmente para convidá-la para algum evento e admite que adora atendê-las. Devido aos inúmeros eventos que são realizados no mesmo dia, não há como comparecer a todos e, por isso, é obrigada a estabelecer algumas prioridades. “É um trabalho de três turnos. Fica meio complicado de conciliar”, afirma Fernanda, destacando que dedica a manhã para editar a coluna, a tarde para realizar entrevistas e a noite para cobrir os eventos.
“O mais legal da minha atividade são os relacionamentos, conhecer pessoas interessantes, saber mais do que elas estão fazendo. Um pessoa pode aparecer na coluna social por vários fatores, pela posição que ocupa na sociedade ou pelo destaque no trabalho”, explica. Embora sua presença seja muito requerida nos acontecimentos, Fernanda não gosta muito de ser o foco das atenções. “Eu procuro tirar o foco de mim. O meu negócio é fazer os outros aparecerem e não entrar na disputa. Eu procuro manter uma postura discreta”.
A discrição e simplicidade refletem também em sua maneira de vestir e na disposição para conhecer as pessoas. Ao pensar em que vestir, afirma que prioriza roupas discretas e que não comprometam sua presença nos eventos. Para a colunista, vestir-se também é diversão. “Às vezes tenho uns rompantes. E aí gosto de ousar e fazer umas combinações diferentes. Mas no momento de trabalho, procuro ser casual”, comenta.
Fora das badalações
Mas a vida pessoal de Fernanda Zaffari também existe e ela faz questão de dedicar parte do dia para curtir o marido, o publicitário Carlos Alberto Thunm, com quem é casada há seis meses. “Eu tenho uma vida familiar muito intensa. A minha família é muito faceira. Adoramos nos reunir”, conta. Devido à atividade, não consegue ficar muito em casa, mas revela que, nas horas de folga, gosta de assistir à televisão, especialmente os noticiários da CNN.
Outro hábito da colunista é a leitura de revistas e, neste aspecto, as preferências são diversificadas. “Leio muita revista, sou fanática e gasto uma fortuna com isso. Leio desde Marie Claire até Vogue”. As atividades físicas também fazem parte da agenda pessoal , e Fernanda pratica ginástica na academia três vezes por semana. Viajar é mais que um passatempo predileto para a colunista, é uma paixão. As viagens e roteiros são programados conforme a disponibilidade de tempo. Nos fins de semana, gosta de curtir as belezas da serra. Nas horas de folga, aproveita para curtir eventos culturais, como espetáculos teatrais e concertos musicais. Fernanda revela que tem muitos vícios e o principal deles é escutar rádio AM. “Sou radiomaníaca. Se deixar, passo o dia inteiro escutando rádio”. No quesito gastronomia, ela diz ter uma relação de “casal moderno”: o marido é o “gourmet” da casa.
O defeito que virou qualidade
Embora jovem, com apenas 29 anos, Fernanda diz já estar realizada profissionalmente. Destaca que a teimosia levou-a a ser persistente com seus objetivos, e conseqüentemente, alcançar êxito em suas realizações. “Eu sou muito teimosa, quando quero alguma coisa, bato o pé e vou atrás”. O principal projeto da colunista para o momento está o de voltar a estudar. “Pretendo cursar alguma especialização, mas ainda não defini em qual área”, diz.
Ter filhos também está entre os planos de Fernanda, mas avisa que o desejo de constituir uma família está inserido nos projetos a médio prazo. “ Por enquanto não há condições, devido ao ritmo de trabalho que tenho”. Com muito senso de humor, brinca ao contar as mudanças ocorridas após a recente união com Carlos. “Antes, as pessoas me perguntavam quando que eu ia casar; agora elas perguntam quando eu vou ter filhos."
O lema de Fernanda Zaffari tanto na vida pessoal quanto profissional está inspirado na frase ”não faça para os outros o que não gostaria que fizesse para você”. Segundo a colunista, sua filosofia é simplesmente “tornar os ambientes agradáveis”. Para ela, o segredo do sucesso não tem solução mágica e ainda aconselha: “Ele só vem mesmo com o trabalho e dedicação”. (Coletiva.Net)
Paixão, hoje, na Gazeta do Povo (PR), e Bessinha, em A Charge Online.


Fatos e aniversariantes do dia 5 de Fevereiro

Hoje os jogadores Cristiano Ronaldo e Carlitos Tevez estão completando, respectivamente, 24 e 25 anos. E hoje aniversariam Charlotte Rampling(63 anos) e Regina Duarte (62).









146 - Término da Terceira Guerra Púnica, culminando com a destruição de Cartago.
1204 - Alexius V substitui Alexius IV e Isaac II como imperador de Bizâncio.
1576 - Henrique de Navarra converte-se ao Catolicismo Romano a fim de garantir seu direito ao trono da França.
1597 - Temendo influencias dos jesuítas no Japão, Paulo Miki e outros 25 religiosos são crucificados.
1599 - Invasões holandesas do Brasil: os holandeses são repelidos pela primeira vez, no Rio de Janeiro.
1752 - Forças franco-espanholas derrotam os ingleses e conquistam Menorca
1777 - Fundação dos condados de Burke, Camden, Chatham, Effingham , Glynn, Liberty e Richmond.
1788 - Descoberta da galáxia NGC 3877 por William Herschel.
1904 - Incorporação da cidade de Kennewick.
1908 - Fundação do Condado de Clark.
1917 - Criação do estado de Nayarit, no México.
1917 - O México adota sua atual constituição.
1920 - Criação da Base Aérea de Sintra.
1958 - Nasser assume a presidência da República Árabe Unida.
1966 - Golpe Militar de 1964: é editado o AI-3.
1968 - Começa a batalha de Khe Sahn da Guerra do Vietnam.
1997 - Os chamados "Grandes Três" bancos na Suíça anunciam a criação de um fundo de ajuda de US$ 71 milhões às vítimas do Holocausto.
2005 - As antigas localidades de Kitano, Jojima, Mizuma e Tanushimaru fundiram-se na cidade de Kurume.
*O programa Direito e Literatura, da TVE, discute o livro À espera dos Bárbaros, do escritor sul-africano John Maxwell Coetzee, que recebeu o Prémio Nobel de Literatura em 2003. A obra é aclamada pela crítica como uma “autêntica alegoria de nossa contemporaneidade” (O Estado de S.Paulo, 7 de maio de 2006).
A atração, que vai ao ar nesta quinta-feira, 5, às 23h10, terá como debatedores Deisy de Freitas Lima Ventura, professora do Programa de Pós-Graduação de Direito da Unisinos, e Rejane Pivetta de Oliveira, coordenadora do PPG de Letras da Uniritter. A reprise do programa será exibida no Domingo, 8, às 17h30. (Coletiva.Net)
» Saiba mais sobre o livro.
Usina do Gasômetro, no centro de Porto Alegre.
*Travessia entre Nós segue temporada no mês de fevereiro na sala 502 do Centro Cultural Usina do Gasômetro. O monólogo dirigido por Celso Veluza conta com a atuação de Gabriel de Negreiros. O espetáculo alia o denso conteúdo do texto de Nietzsche à performance corporal de Negreiros e à direção de Veluza. Destaque também para a trilha sonora que inclui o compositor alemão Richard Wagner e o heavy metal da banda alemã Rammstein.
Baseada em fragmentos do livro "Assim Falava Zaratustra", do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, a peça conta as inúmeras faces do homem dentro e fora de seu universo, buscando uma reflexão sobre os valores mundanos no que tange a relação homem-sociedade. O trabalho aborda os conceitos de Estado, religião e a libertação do ser humano
O espetáculo Travessia entre Nós integra o projeto Usina das Artes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura.
Direção: Celso Veluza

Ator: Gabriel de Negreiros

O quê: Travessia entre Nós – Cia A Hora do Anjo

Quando: 7, 8, 14 e 15 de fevereiro (sábados e domingos) às 20h

Onde: Sala 502, 5° andar do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Av. Presidente João Goulart, 551)

Ingresso: R$ 10 (desconto de 50% para estudantes, idosos, classe artística e assinantes do Correio do Povo)




*Os interessados em comercializar lanches e outros alimentos durante o Carnaval 2009 devem fazer inscrição amanhã, 5, e sexta-feira, 6, na Supervisão de Economia Solidária da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). O horário é das 9h às 12h e das 14h às 17h, e o endereço, avenida Osvaldo Aranha, 308, sala 16). O sorteio público será realizado na segunda-feira, 9, às 10h, no auditório da secretaria. As licenças são para a Praça de Alimentação do Complexo Cultural Porto Seco, dias 13, 14, 20, 21, 22 e 28 de fevereiro.

Pré-requisitos - É necessário preencher a ficha de inscrição, assinada pelo titular e pelos auxiliares, apresentar original e cópia da identidade e do CPF do titular; cópia da identidade e do CPF dos auxiliares; comprovante de residência em Porto Alegre, no nome do titular ou do cônjuge, acompanhado da certidão de casamento ou comprovante de união estável.

Regulamento, certificados e equipamentos - Original e cópia do certificado de participação do titular e dos auxiliares na palestra sobre Higiene de Alimentos, fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com data posterior a janeiro de 2004 (ramos 1, 2, 3, 5, 7 e 10); licença (em validade) do titular para Produção Caseira e Venda, expedida pela SMS-CGVS-EVA para os ramos 4, 6, 8 e 9; certificado de participação (do titular) no Curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, homologado pelo NVP-alimentos, para os ramos 3 e 5.

Também é preciso apresentar a relação dos equipamentos elétricos e a gás que serão utilizados, indicando potência e voltagem. O regulamento completo pode ser retirado na Supervisão de Economia Solidária da Smic. Mais informações nos telefones 3289-4713 e 3289-4712.



*A reforma do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues estará concluída até o final de março. A previsão é do engenheiro técnico da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Sérgio Menna. Entre as benfeitorias, foi trocado o telhado, que apresentava problemas estruturais desde a inauguração do prédio, em 1978. Uma escada metálica foi instalada para acesso exclusivo ao camarim do Teatro Renascença. Na biblioteca, foram feitas melhorias no espaço destinado à leitura infantil. O Centro Municipal de Cultura localiza-se na Avenida Erico Verissimo, 307, bairro Menino Deus.
Menna relata que o telhado e a fachada do Teatro Renascença estavam com sérios problemas. "Depois do trabalho concluído, o teatro irá funcionar melhor", explica. (Veja Vídeo). O engenheiro acrescenta que a reforma não altera as características arquitetônicas do prédio. O custo total das obras será de R$ 1,136 milhão. Ainda falta concluir a pintura externa do prédio, a manutenção dos letreiros, painéis de programação e iluminação. O passo seguinte será a troca completa da fiação elétrica.
Há mais de 10 anos as paredes do CMC estavam pichadas e o cercamento só aconteceu em 2005. Para proteger a nova pintura, seis câmeras de vigilância serão instaladas, com monitoramento da Guarda Municipal dentro do prédio, tal como já acontece na Usina do Gasômetro, com 30 câmeras instaladas em outubro do ano passado.
O Centro Municipal de Cultura concentra várias atividades da Secretaria Municipal da Cultura. Entre seus equipamentos estão o Teatro Renascença (300 lugares), a Sala Álvaro Moreyra (140 lugares), a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, a Livraria Ilhota (que comercializa as publicações e CDs da secretaria e do Fumproarte), o Atelier Livre, as coordenações de Artes Cênicas (teatro e dança) e Literatura (incluindo Editora da Cidade), além de um bar.

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

*Estimular a reflexão criativa sobre o aproveitamento e o futuro da comunicação diante das novas tecnologias e instrumentalizar os participantes para essas novas técnicas são alguns dos objetivos do curso "Narrativas na Web". A promoção é da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos). As aulas querem mostrar, por meio de abordagens multidisciplinares, as possibilidades narrativas das novas tecnologias e de que forma elas contribuem para o trabalho.
Inscrições abertas até 27 de março, com aulas de 28 de março a 25 de abril, sempre aos sábados, das 8h às 13h. O procedimento pode ser feito na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade, sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Mais informações no telefone (51) 3320-3680.
*A Editora Universitária da PUCRS (Edipucrs) disponibiliza aos seus usuários e clientes sacolas de verão ecológicas, da linha Eco. Práticas e duráveis, as sacolas ecológicas vão e voltam sem a necessidade de usar e jogar fora. Produzidas em algodão, as sacolas ecológicas são mais resistentes também e possibilitam a reutilização por diversas vezes. Elas estão disponíveis na Livraria da Edipucrs, no prédio 41 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681) Contatos pelo telefone (51) 3320-3711.

Charge de Bessinha, em A Charge Online.

Fatos e aniversariantes do dia 4 de Fevereiro

Hoje Sabrina Sato faz 28 anos, Zeca Pagodinho completa 49, Marcelo Cameto faz 31, Alice Cooper faz 61, Oscar de la Hoya faz 36. E hoje nasceu o aviador Charles Lindberg (1902-74).














1238 - Invasão Mongol da Rússia: o general Batu Khan realiza cerco ao Principado de Vladimir-Súzdal.
1758 - Fundação da cidade de Macapá.
1783
A Grã-Bretanha declara formalmente o fim da guerra contra sua antiga colônia, os Estados Unidos da América.
São registrados grandes abalos sísmicos em Alepo, segunda cidade mais importante da Síria, em que morrem 22 mil pessoas.
1789 - George Washington é eleito como primeiro presidente dos Estados Unidos por unanimidade.
1794 - É abolida a escravidão nas colônias francesas.
1832 - Fundação do Condado de Columbia, na Flórida.
1859 - O Codex Sinaiticus é descoberto no Egito.
1922 - O território de Shantung é restituído à China pelo Tratado chinês-japonês.
1923 - Fundação do Condado de Miami-Dade.
1924 - Mahatma Gandhi é libertado após ficar dois anos preso em Bombaim.
1932 - As Olimpíadas de Inverno ocorrem pela primeira vez nos Estados Unidos em Lake Placid, estado de Nova Iorque.
1933 - 50 mil pessoas fazem uma manifestação contra o desemprego, no Hyde Park, em Londres.
1938 - Adolf Hitler se autoproclama comandante supremo das forças armadas alemãs.
1943 - Segunda Guerra Mundial: fim da Batalha de Estalinegrado; um comboio aliado que havia saído de Nova York com material de guerra é atacado por submarinos alemães.
1945 - Segunda Guerra Mundial: Começa a Conferência de Ialta com o presidente americano Franklin D. Roosevelt, o primeiro-ministro inglês Winston Churchill e o líder soviético Josef Stalin.
1947 - As companhias elétricas britânicas são nacionalizadas.
1948 - Independência do Sri Lanka.
1961 - Início da luta armada pela independência de Angola que ficou considerado como o início da Guerra Colonial Portuguesa.
1962 - Francisco Orlich Bolmarich é eleito presidente da Costa Rica.
1964 - A Newsweek, publicação semanal dos Estados Unidos, é a primeira revista americana a realizar uma matéria de capa sobre os Beatles.
1971 - No Reino Unido, a Rolls-Royce atinge a bancarrota e o Estado a assume.
1972 - A sonda dos EUA Mariner IX transmite fotos de Marte.
1976 - Sismo na Guatemala e nas Honduras matam mais de 22.000 pessoas.
1976 - Lourenço Marques, a capital de Moçambique, é renomeada Maputo.
1978 - Junius Jayawardene é afirmado como o primeiro presidente do Sri Lanka.
1980 - Abolhassan Bani-sadr é escolhido pelo ayatollah Khomeini para exercer o cargo de presidente do Irão.
1987 - Um navio com 120 passageiros naufraga nas águas do rio Jiao (sul da China): 31 pessoas morrem e mais de 60 ficam desaparecidas.
1992 - Hugo Chávez tenta um golpe de estado contra o presidente Carlos Andrés Pérez.
1997 - Quatro integrantes da ONU são assassinados na Ruanda.
1998 - Aproximadamente 5,000 pessoas morrem quando um sismo atinge o nordeste do Afeganistão, com magnitude de 6.1 na escala Richter.
1999 - Guerra em Kosovo: o Parlamento sérvio aceita enviar uma delegação para a França, com a finalidade de organizar a paz em Kosovo.
2001 - Herbert Viana, vocalista da banda Paralamas do Sucesso sofre um grave acidente pilotando seu ultraleve.
2003 - Promulgada a Constituição de Sérvia e Montenegro.
2006
Membros da Al Qaeda fogem da prisão no Iémen, entre os quais o mentor dos ataques ao USS Cole em 2000.
Três pessoas morrem e pelo menos quarenta ficam feridas em show da banda mexicana RBD, na cidade de São Paulo.

RBS está comprando jornais no interior do RS

Vista aérea da cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul.
Após sondagens do Grupo RBS, o jornal O Informativo do Vale, de Lajeado, tomou uma atitude inusitada. A direção do impresso, fundado há 39 anos pela Rede Vale de Comunicação, resolveu conferir a opinião de colaboradores e leitores do Vale do Taquari sobre a possível venda. Através de e-mail marketing, a comunidade recebeu a seguinte pergunta: “Você concorda ou não com a venda do controle acionário do Jornal Informativo para outro veículo de comunicação?” A própria nota justificou a ação: “A decisão de fazer ou não fazer o negócio, não se resume a números (...). O jornal O Informativo pertence a sua comunidade e para tomar esta decisão é a Ela que devemos consultar”
Segundo o editor Márcio Souza, essa foi uma pesquisa informal. Ele garantiu que executivos do Grupo RBS estiveram visitando o jornal mais de uma vez. De acordo com Márcio, a empresa da família Sirotsky estaria em processo de aquisição de outros veículos e O Informativo estaria na mira devido à sua estabilidade e por ter “uma ligação muito forte com a comunidade”.
O Informativo foi fundado em 8 de maio de 1970 por Oswaldo Carlos van Leeuwen e circula de segundas a sábados. (Coletiva.Net)
Clique aqui para ler a carta na íntegra.
*O Instituto-Geral de Perícias (IGP) também participará do Planeta Atlântida, evento musical que acontece nos próximos dias 6 e 7 no Balneário de Atlântida, em Xangri-lá, Litoral Norte do Estado. Na ocasião, unidade móvel do Laboratório de Perícias do IGP estará instalada nas dependências do evento, junto ao Posto da Polícia Civil, e disporá de um computador dotado com o sistema CPE da PROCERGS para a geração de laudos.
De acordo com o diretor-geral do IGP, Áureo Luiz Figueiredo Martins, uma equipe de três peritos atenderá as requisições das autoridades policiais durante todo o período dos espetáculos, fazendo testes de detecção de substâncias proscritas (drogas) e emitindo os laudos preliminares no local. A equipe será composta pela diretora do Laboratório de Perícias, perita Trícia Albuquerque, e os peritos Edson Bernardi e Rogério Gomes Saldanha.
Conforme Áureo Martins, a inserção do Laboratório de Perícias nas operações do Projeto Verão Legal RS permite que o Governo do Estado amplie a oferta de serviços à população que se desloca aos balneários nos meses de veraneio.
Fonte: Ascom IGP

terça-feira, fevereiro 03, 2009

*O candidato derrotado à presidência da Câmara Aldo Rebelo (PC do B–SP) culpou o jornalista gaúcho Flavio Pereira pelo desentendimento causado por uma declaração dada pelo deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS). No programa Pampa Entrevista, da Rádio Pampa, Padilha afirmou que o candidato de seu partido, Michel Temer, venceria a eleição para a presidência da Câmara “com mais de 300 votos” (ele venceu, de fato, com 304 votos, com o pepista Ciro Nogueira registrando 129 votos e Rebelo, 76). Em certo momento, Padilha lamentou, e Pereira reproduziu em sua coluna do dia 30 no jornal O Sul, que “os outros candidatos” faziam suas campanhas “com plataformas centradas na traição, o que significaria uma degeneração do compromisso dos parlamentares”.
Em discurso na tribuna, Padilha cobrou explicações de Rebelo, ameaçando processá-lo, sobre a afirmação de que ele teria feito uma ameaça aos deputados do bloco que não votassem no candidato Michel Temer. Rebelo respondeu explicando que a notícia foi publicada no jornal O Sul, e que o repórter que produziu a matéria se chama Flavio Pereira. Notícia distribuída pela Agência Câmara registra que Rebelo afirmou que, se houve erro, não foi de quem leu a notícia, mas de quem a publicou. Disse ainda que não teve a intenção de manchar a reputação de Padilha.
Em seu espaço na edição de hoje de O Sul, Flávio Pereira toma a iniciativa de reproduzir a íntegra do aparte, conforme os anais da Câmara dos Deputados. Em certo momento, Rebelo reafirma que leu as declarações de Padilha no jornal e pede desculpas ao colega, “se as palavras não são do deputado Eliseu Padilha. Se as palavras não são do deputado Eliseu Padilha, o jornalista Flavio Pereira deve desculpas também ao ilustre deputado, por quem tenho carinho, apreço e estima”.
Logo abaixo, em um tópico sob o título “Campanha de Aldo dependia da traição”, Pereira escreve: “Na verdade, quem afirma é o colunista: a campanha do deputado Aldo Rebello, assim como a de Ciro Nogueira, é óbvio, para obterem êxito, dependia da traição. Assim, não se sustenta a afirmativa do deputado Aldo Rebello, de ‘se houve um erro, não pode ser atribuído a quem leu a notícia, mas a quem a publicou’”. (Coletiva.Net)
*O Atelier Livre da Secretaria Municipal de Cultura oferece, em fevereiro, oficina de desenho e gravura. A atividade integra a programação dos cursos de verão. As inscrições custam entre R$15 e R$30 e podem ser feitas na secretaria do Atelier Livre (Avenida Erico Verissimo, 307), das 9h às 12h e das 14 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3289-8057 (veja vídeo).
Ministrante: Ana Isabel LovattoTítulo da oficina: Técnicas de Desenho- Experimentação Sinopse: Duas aulas intensivas com experimentação de materiais diversos de desenho como: grafite, lápis de cor, pastel seco, pastel oleoso, técnicas mistas. O aluno poderá optar sobre os materiais a utilizar. Exercícios de desenho a partir da observação de formas da natureza. Horário: quarta e quinta-feira, das 9h às 12hPeríodo: 4 e 5 de fevereiro.Inscrição: R$15,00Pré-requisitos: Alunos iniciantes
Ministrante: Miriam TolpolarTítulo da oficina: Passeio pela gravuraSinopse: Passeio pelas diferentes linguagens gráficas (xilogravura, gravura em metal e litografia), através de encontros com artistas e aulas teórico – práticas. Horário: de segunda a sexta-feira, das 14h às 17hPeríodo: 9 a 13 de fevereiroPré-requisitos: Inscrições na secretariaInscrição: R$30,00
Inscrições para outras cidades:Duas vagas reservadas por curso: solicitação de inscrição do curso por telefone, pagamento via depósito no Banco do Brasil (agência. 3798-2 / conta corrente: 73.427-6), enviar a comprovação de pagamento, nome do aluno, curso: via fax (51)3289-8080, ligar para (51)3289-8057, solicitando confirmação de recebimento do fax para posterior inscrição.
*A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) abriu inscrições para os interessados em comercializar lanches e outros alimentos durante o Carnaval 2009. As licenças são para a Praça de Alimentação do Complexo Cultural Porto Seco, dias 13, 14, 20, 21, 22 e 28 de fevereiro.
As inscrições devem ser feitas nesta semana, quinta e sexta-feira (dias 5 e 6), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Supervisão de Economia Solidária da Smic (Avenida Osvaldo Aranha, 308, sala 16). O sorteio público acontece dia 9 de fevereiro, às 10h, no auditório da secretaria.
Pré-requisitos - É necessário preencher a ficha de inscrição, assinada pelo titular e pelos auxiliares, apresentar original e cópia da identidade e do CPF do titular; cópia da identidade e do CPF dos auxiliares; comprovante de residência em Porto Alegre, no nome do titular ou do cônjuge, companhado da certidão de casamento ou comprovante de união estável.
Regulamento, certificados e equipamentos - Original e cópia do certificado de participação do titular e dos auxiliares na palestra sobre Higiene de Alimentos, fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com data posterior a janeiro de 2004 (ramos 1, 2, 3, 5, 7 e 10); licença (em validade) do titular para Produção Caseira e Venda, expedida pela SMS-CGVS-EVA para os ramos 4, 6, 8 e 9; certificado de participação (do titular) no Curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, homologado pelo NVP-alimentos, para os ramos 3 e 5.
Também é preciso apresentar a relação dos equipamentos elétricos e a gás que serão utilizados, indicando potência e voltagem. O regulamento completo pode ser retirado na Supervisão de Economia Solidária da Smic. Mais informações nos telefones 3289-4713 e 3289-4712.
Charge de Santiago.
*O regulamento e o cronograma referentes ao concurso 17° Salão Internacional de Desenho para Imprensa, que ocorrerá de 19 de março a 26 abril de 2009, estão à disposição dos interessados. O prazo para inscrições será de 25 de fevereiro a 6 de março.
O evento é organizado pela Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e busca estimular e divulgar a expressão gráfica aplicada à imprensa, além de atribuir premiações a cada uma das categorias cartum, charge, caricatura, história em quadrinhos e ilustração editorial, em jornal, revista, livro, capa de disco, cartaz etc.
InscriçõesAs inscrições podem ser efetuadas por carta (enviar correspondência para Setor de Mostras e Exposições da Usina do Gasômetro - Av. Presidente João Goulart, 551, Sala 603, CEP 90010-120), pessoalmente, no mesmo local, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, ou, ainda, por e-mail (salao.press.portoalegre@gmail.com).

*A partir desta terça-feira, 3 de fevereiro, a PUCRS começa a receber as inscrições para o Processo Seletivo Complementar, uma forma alternativa de ingresso nos cursos de graduação da Universidade. O procedimento pode ser realizado até 25 de fevereiro por meio do site www.pucrs.br/vestibular ou na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681); nos Campi Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 7000 - Viamão) e Uruguaiana (BR 472, Km 7 - Uruguaiana).
A taxa de inscrição é de R$ 40,00 e o último prazo para pagamento é 26 de fevereiro. Quem realizou o Vestibular de Verão 2009 e não foi aprovado, por exemplo, mas gostaria de tentar novamente, recebe isenção no pagamento da taxa de inscrição no Processo Seletivo Complementar.
A prova única de Redação será realizada no dia 4 de março, das 20h às 22h, nos Campi Central e Uruguaiana. A lista de cursos com vagas abertas pode ser conferida também no site www.pucrs.br/vestibular. Informações pelo Disque-Vestibular, telefone (51) 3320-3557, ou no Núcleo de Ingresso, no (51) 3320-3500, ramal 4483.
*Um dos melhores programas de computador do mundo para análise de dados de pesquisas, o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), será utilizado no curso "Introdutório ao SPSS para Profissionais da Área da Saúde" que a Faculdade de Medicina da PUCRS (Famed) realiza. As inscrições podem ser feitas até 20 de março.
O SPSS permite, por exemplo, comparar se um tratamento é melhor do que outro para determinada doença, usando para isso métodos estatísticos, explica o coordenador da atividade e professor da Famed, Mario Wagner.
As aulas ocorrerão entre 20 e 27 de março, às sextas-feiras pela manhã e tarde e são voltadas a alunos de graduação, pós-graduação e comunidade em geral. Inscrições na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações pelo telefone (51) 3320-3680.
*A Faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUCRS (Faca) e o Centro de Microgravidade/Laboratório de Fisiologia Aeroespacial John Ernsting promovem o curso de especialização em Fatores Humanos na Aviação. A atividade é voltada a profissionais que pretendem desenvolver competências nas áreas de saúde aeroespacial e fatores humanos na aviação, especialmente pilotos de aeronaves, comissários, profissionais de segurança de voo, engenheiros, gestores de empresas aéreas, médicos, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e pedagogos. As aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados pela manhã, podendo ocorrer atividades em outros dias.
As inscrições estão disponíveis entre os dias 2 e 27 de março. Informações adicionais também no telefone (51) 3320- 3542, site www.pucrs.br/faca/especializacao ou e-mail ciencias-aeronauticas@pucrs.br.
A relação completa sobre outras especializações oferecidas pela Universidade podem ser conferidas no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*Por motivo de superlotação, a emergência adulta do Hospital São Lucas da PUCRS que atende a pacientes do SUS está fechada por tempo indeterminado. Com 11 leitos, o serviço estava atendendo a 26 pacientes na manhã desta terça-feira (03/02). A direção solicita que a população procure outras instituições de saúde.

Magda Beatriz, uma portoalegrense de 54 anos

Magda: a matéria abaixo foi publicada na época do programa Câmera 2, hoje Câmera Pampa.


Reprodução da matéria da Coletiva.net, com autorização

“Um dia eu passo aí para ver se o teu vídeo combina com o áudio.” A frase foi dita por Nélson Cardoso, por telefone, a uma jovem recepcionista de locadora de automóveis. Magda Beatriz não se intimidou com o elogio à sua voz rouca e marcante. Ela revela que sempre foi muito exibida e que ainda tinha o incentivo do pai, que era ator de teatro e radionovelas. “Gostava de cantar, de aparecer, mas nunca imaginei fazer disso uma profissão”, conta, embora saiba que a questão da vaidade faz parte da sua carreira na TV. “Já faz muito tempo que nem penso na vaidade, porque é uma atividade profissional de muita responsabilidade”, diz a radialista.
Nascida Magda Beatriz Rodrigues Alves – “ninguém sabe que eu tenho sobrenome!” – a 24 de novembro de 1954, em Porto Alegre, apesar do talento para comunicar, o que ela sempre quis ser foi advogada. Tanto que ingressou duas vezes na faculdade de Direito da Unisinos e, agora, voltou a freqüentar o curso, na PUC. “Desta vez, vou ter que terminar, né?”, diverte-se, acrescentando que ainda vai advogar, embora não cogite deixar a Comunicação.
De interquadro a telejornal
Nélson, que dirigia o Show de Mulher, na então TV Difusora (canal 10), era amigo do pai de Magda e cumpriu a promessa de visitá-la. Ao constatar que sim, o 'vídeo batia com o áudio', a convidou para fazer um teste para o programa. Aos 18 anos, trabalhando na locadora e estudando Direito, Magda achou que fora muito mal, mas, para sua surpresa, foi convocada a retornar no dia seguinte e começar na função de apresentadora de interquadros. “Ou seja, quase nada”, brinca. Era só uma pontinha, porém chamou a atenção do público. Em poucos meses, ela já apresentava o telejornal Porto Visão, com Clóvis Duarte e Tânia carvalho, e, em um ano, o Câmera 10.
Assim, o emprego na locadora ficou para trás, mas Magda tentou conciliar o trabalho na televisão com a faculdade, o que só conseguiu por dois anos. “Já tinha embananado toda a minha vida. Entre os 18 e os 24 anos, aconteceu muita coisa, tudo muito rápido, saí e voltei para o curso de Direito e, nesse meio-tempo, ainda tive a minha filha”, narra. Em 1980, ela e Tânia foram para o canal 2 e passaram a apresentar o Guaíba Feminina, que contava ainda com Aninha Comas. A primeira permanência na TV Guaíba durou quatro anos, até que a radialista retornou à Band. Há 11 anos, Magda está de volta à Guaíba, ao lado de Clóvis na apresentação do programa Câmera 2. “Sou a mulher que há mais tempo atua na bancada”, enfatiza.
Agenda cumprida
Magda entende que “cumpriu um calendário”, já que Andréia, 28 anos, fruto de seu relacionamento de oito anos com José Carlos, já se formou, em Psicologia, e se casou, no ano passado. Ela conta que é muito diferente de sua filha, que é supertradicional e fez questão de casar de véu e grinalda, ao contrário da mãe. Agora, solteira, Magda quer dedicar mais tempo para cuidar de si e vivenciar coisas novas. “Estou numa outra fase, voltei para a faculdade e aceitei um novo trabalho”, conta a radialista, que atua há cerca de 20 dias no setor de Imprensa do Tribunal de Justiça do Estado, onde está ligada à presidência, buscando estreitar relações junto aos veículos de Comunicação gaúchos. O trabalho é bem diferente do que Magda já desenvolveu em outra casa pública, a Assembléia Legislativa, porque lá suas funções estavam atreladas à TV AL. “Agora, meu trabalho é mais voltado à assessoria. Estou do outro lado do balcão”, resume.
O complicado é seguir a nova rotina: aulas pela manhã, TJ à tarde e ainda tem o Câmera 2, à noite. Sem falar no programa de rádio Estúdio Guaíba FM, que ela comanda há 11 anos, e vai ao ar nas noites de sábado, embora seja gravado nas sextas-feiras. É uma atração voltada à cultura, com blocos de música e indicações de restaurantes, shows, teatro, dança, exposições e cinema, entre outras atividades. “O Fernando Veronezi é uma pessoa encantadora, que me permite fazer umas enxertadinhas na seleção musical. Claro que sempre respeitando o perfil da emissora. Eu vejo que as pessoas gostam muito do programa”, orgulha-se. Magda já havia atuado nas rádios Cultura e Band FM.
Momento de expectativa
A radialista reconhece que seu dia-a-dia é puxado, mas quer ainda mais: “Preciso viver muito e há muitas coisas a fazer. Não tenho tempo para me aborrecer”, sentencia. Ela também encontra tempo para ir ao cinema, estudar, sair com os amigos e os companheiros da TV e cuidar da aparência. Faz musculação e vai do Jardim Botânico, onde mora, até o Moinhos de Vento só para freqüentar o mesmo cabeleireiro há anos. “Sou muito fiel”, explica. “Tenho que achar tempo para o visual, porque sou uma figura pública e muito cobrada”, complementa.
Além de uma porção de livros jurídicos da faculdade, está lendo ‘Mulheres boazinhas não enriquecem’, e concluiu que não quer “mais ser só boazinha, quero melhorar minha vida. Quero trabalhar, mas preciso curtir também”. Para Magda, o segredo de tanto ânimo é ter um bom astral e amar tudo o que faz. E ela ama mesmo, e diz com orgulho que participou dos programas que considera como os mais importantes da televisão gaúcha: Câmera 10, Guaíba Feminina e Câmera 2. Admite que vive o momento atual da Comunicação do Estado (refere-se à compra da Guaíba pela Rede Record) com muita expectativa: ”É um momento de transição delicado, mas sabemos que o Câmera 2 vai continuar. O Clóvis tem um patrimônio maravilhoso nas mãos. As pessoas estão apreensivas e manifestam sua preocupação com o futuro do programa. É até uma surpresa, e como sou muito coração, isso me toca bastante”. (Coletiva.Net)

Fatos históricos do dia 3 de Fevereiro

No dia de hoje Muhammad Ali anunciou sua retirada definitiva do boxe. Mas não cumpriu.
Em 03 de fevereiro de 1994, Sergei Kiralev embarca em uma viagem dentro de um ônibus espacial americano, sendo considerado o primeiro astronauta russo a fazer isso. Ele participou da missão STS-60 e viajou em companhia de cinco norte-americanos. A missão tinha objetivo de testar de novos materiais.
1754 - Nascimento de Juan Ruiz de Apodaca, governador de Cuba vice-rei de Nova Espanha. 1807 - As tropas britânicas do General Samuel Auchmuty, compostas por 11 mil homens, o maior exército levado desde então da Europa à América, toam a cidade de Montevidéu a custa de grandes perdas.
1809 - Nascimento de Felix Mendelssohn, compositor alemão.
1813 - O coronel San Martín derrota os "realistas" em San Lorenzo.
1843 - Começa o estado de sítio de Montevidéu, com as tropas do Governo de Rosas.
1852 - Batalha de Monte Caseros (Argentina). As tropas sublevadas do general Justo José de Urquiza derrotam as do presidente Juan José Rosas e Buenos Aires aclama Urquiza como seu libertador.
1863 - Criação dos Estados Unidos da Colombia, sob o governo de Tomás Cipriano de Mosquera. 1876 - Assinatura do tratado de paz que pôs fim à guerra entre Argentina e Paraguai.
1902 - Nascimento de Ramón J. Sender, escritor espanhol.
1909 - Nascimento de Simone Weil, filósofa e escritora francesa.
1912 - Criação da Guarda Nacional de El Salvador.
1913 - Começa a Segunda Guerra dos Bálcãs.
1919 - Forças soviéticas ocupam a Ucrania e se forma em Kiev um Governo misto.
1924 - Morre Thomas Woodrow Wilson, XXIX presidente dos EUA.
1931 - Um terremoto destrói varias cidades da Nova Zelândia e causa a morte de mais de mil pessoas.
1932 - Cinco terremotos consecutivos destróem uma grande área em Santiago de Cuba.
1933 - Termina a guerra civil da Nicarágua com um tratado de paz firmado por Augusto César Sandino, chefe das forças revolucionárias e o presidente Sacasa.
1944 - II Guerra Mundial. O Governo de Franco reafirma a neutralidade da Espanha.
1947 - Nascimento de Paul Auster, escritor americano.
1949 - Morre Carlos Obligado, poeta argentino.
1966 - A sonda lunar soviética "Lunik 9" paira sobre a superfície terrestre e emite imagens desde o mar de Las Tormentas.
1969 - Yasser Arafat é nomeado chefe da OLP pelo Congresso Nacional Palestino.
1970 - Muhammad Alí (Cassius Clay), ex-campeão mundial de pesos pesados, anuncia sua retirada definitiva do boxe.
1977 - Golpe de Estado na Etiópia, realizado pelo vice-presidente da CAMP, Menghistu Hailé. Neste golpe foi assassinado o chefe de Estado, Terrari Benti.
1985 - O Papa João Paulo II visita Cuzco (Peru).
1987 - Detido em Medellín e extraditado para os EUA o famoso narcotraficante colombiano Carlos Lehder.
1989 - Derrotado en Paraguai o general Alfredo Stroessner, o ditador mais antigo da América Latina, por seu genro, general Andrés Rodríguez, que assume a Presidência.
1991 - O Partido Comunista Italiano deixa de existir oficialmente depois de 70 anos de história, ao aprovar sua conversão para Partido Democrático da Esquerda.
1994 - Lançamento do ônibus espacial "Discovery" com um astronauta russo à bordo, Sergei Kirkalev, o primeiro em um veículo espacial americano.
2001 - O governo mexicano entrega à Espanha o ex-capitão Ricardo Miguel Cavallo, para ser julgado pelos crimes de genocídio e tortura cometidos pelas juntas militares entre 1976 e 1983.
Redação Terra