sábado, março 07, 2009

*Após experiência considerada bem-sucedida com os especiais de verão, a TV Record Rio Grande do Sul resolveu fixar em sua grade espaço para exibição do Balanço Geral aos sábados. “Pudemos comprovar o sucesso da edição de final de semana através do retorno dos telespectadores, que nos deram resposta muito positiva por e-mail, telefone e na audiência”, afirma o gerente de Jornalismo, Virgílio Abranches. O programa será exibido ao vivo, das 12h às 13h, direto dos estúdios da emissora. A atração contará com notícias, mas também com algumas novidades, como debates sobre temas em destaque na semana e a presença do bloco de esportes.
Para Mota, a experiência de estar junto ao público foi gratificante. “Verificamos a reação do público. Recebemos muito carinho e atenção de todas as pessoas que foram às gravações, tanto na Casa da Record em Tramandaí quanto nos bairros Restinga e Rubem Berta, na Capital. Com certeza deixamos uma marca”, comemora o apresentador Alexandre Mota. Durante a semana, o Balanço Geral é transmitido a partir das 12h45. (Coletiva.Net)
*Para comemorar o Dia Internacional da Mulher a ONG Caminhadores realizará uma caminhada ecológica no domingo, 8, no Parque Natural do Morro do Osso. A concentração acontecerá às 8h na entrada do parque (rua Irmã Jacobina Veronense, nº 170, bairro Cavalhada).Durante a trilha, que será acompanhada por guias de ecoturismo, guarda-parque e técnico em educação ambiental, os participantes receberão dicas de preservação e poderão conhecer um pouco mais sobre a fauna e flora do parque. O evento faz parte do programa "Trilhando nos morros de Porto Alegre".O Morro do Osso localiza-se próximo ao Lago Guaíba. Possui 143 metros de altura e faz parte da cadeia dos morros existentes na cidade.Inscrições e informações com Sílvio Engel pelo telefone 8431.3575 ou no e-mail silvioengel@gmail.com.
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a prefeitura organizou diversas atividades. Coordenados pela Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, os eventos abrangem todos os órgãos do governo municipal.
*Hoje, 6, três eventos envolvem todas as secretarias municipais. O mesmo acontece no sábado, 7, e domingo, 8. A iniciativa representa a reafirmação do compromisso do governo municipal com a equidade e relações de dignidade entre homens e mulheres.
Para a secretária de Coordenação Política e Governança Local, Clênia Maranhão, o respeito à diferença, sem compactuar com o mito da fragilidade feminina, deve ser manifesto em todas as ações de governo. “As mulheres e os homens vivem a cidade de maneiras diferentes, de acordo com suas características, seus papéis e com as suas responsabilidades", afirma.
A atividade de amanhã, 7, é o Ato de Mulheres Gremistas e Coloradas pela paz nos estádios, que consiste na concentração de mulheres na Esquina Democrática e caminhada até o Paço Municipal. Com a participação do prefeito, darão um abraço na prefeitura, demonstrando a união das mulheres das principais torcidas de futebol porto-alegrense em prol da paz.Domingo, 8, Dia Internacional da Mulher, as atividades acontecerão no Brique da Redenção, a partir das 10h, com uma caminhada de mulheres que, acompanhadas do prefeito José Fogaça e da primeira-dama, Isabela, até o Monumento ao Expedicionário, onde serão realizadas ações de esclarecimento sobre as políticas de gênero.
Clique aqui para conferir a programação da Secretaria Municipal de Saúde, que inclui a realização de exames preventivos, necessários para garantir a saúde da mulher.
Confira as atividades da prefeitura alusivas ao 8 de março:Até domingo, 8 - As mulheres terão 50% de desconto na Ilhota Livros do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Verissimo, 307). O horário de atendimento da livraria é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-8069.Sexta-feira, 6 18h30 - A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU) promove, no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal, a homenagem "Mulheres que fazem a diferença", destacando sete personalidades das áreas da comunicação, esporte, educação, segurança, comunidade, clube das mães e mãe matriarca. Sábado, 7 10h - Ato de Mulheres Gremistas e Coloradas pela paz nos estádios - Concentração de mulheres na Esquina Democrática e caminhada até o Paço Municipal, a partir das 10h. Com a participação do prefeito, darão um abraço na prefeitura, demonstrando a união das mulheres das principais torcidas de futebol porto-alegrense em prol da paz.- O Brique de Sábado realizará promoção de produtos alimentícios e artesanatos produzidos pelos 423 expositores. Numa parceria com o cartão Banricompras, os organizadores do Brique de Sábado irão brindar os consumidores que gastarem acima de R$ 15. Domingo, 8 As atividades do Dia Internacional da Mulher acontecerão no Brique da Redenção. A a partir das 10h, uma caminhada de mulheres acompanhadas do prefeito José Fogaça e da primeira-dama, Isabela, até o Monumento ao Expedicionário onde será realizadas ações de esclarecimento sobre as políticas de gênero. Segunda, 9 A Secretaria Municipal de Administração promove workshop para servidoras municipais, durante todo o dia, na Sede Campestre do Sesc (Av. Protásio Alves, 6220). O evento tem como objetivo homenagear as servidoras com reconhecimento pelo trabalho realizado no âmbito municipal, respeitando seu mundo afetivo, contribuindo para o seu crescimento pessoal e competência profissional. Terça, 10Durante todo o dia - Atividade na Incubadora da Mulher, promovida pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio. Local: Rua Afonso Paulo Feijó, 220 - Sarandi. Quarta, 11 Exposição no Largo Glênio Peres, às 15h, pelo Conselho Estadual da Mulher, Coordenadoria Estadual e prefeitura.
*A Equipe de Educação e Informação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) realiza neste domingo, 8, a partir das 10h, no Parque Farroupilha, oficinas de microjardinagem para mulheres.Com a coordenação da bióloga Jaqueline Maciel, a atividade é realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e tem por objetivo mostrar que é possível cultivar um jardim ou horta mesmo em apartamento. A oficina utilizará garrafas pet e mudas de folhagens do Viveiro Municipal.
Interessadas em participar das oficinas devem estar junto ao Monumento Expedicionário, no horário indicado.
*Depois do êxito do projeto Dança de Domingo, o Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal da Cultura, abre um novo espaço para divulgar a produção na cidade. O projeto Quartas na Dança acontecerá uma vez por mês no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), às 20h, com entrada franca.
Com o objetivo de contemplar a diversidade da produção nos mais diversos estilos, como a dança contemporânea, o jazz, a dança de salão, a dança de rua, a dança flamenca, entre outras, o projeto terá na abertura, na próxima quarta-feira, o espetáculo Music of Joy . A montagem coloca em cena o mestre de dança e música indiana Sandeep Bodhanker.
A partir do dia 11 estarão sendo aceitas as inscrições para os grupos e companhias locais que desejarem integrar o projeto em 2009. Os interessados deverão encaminhar material do espetáculo como sinopse, ficha técnica e justificativa, acompanhados do currículo do grupo e imagens do trabalho em DVD.
A seleção dos trabalhos levará em consideração a qualidade artística da montagem, a trajetória do grupo, a adequação ao espaço e a garantia da diversidade de estilos e linguagens na programação. As montagens deverão ter no mínimo 40 minutos de duração. As inscrições poderão ser realizadas até dia 27 de março.
"É mais uma ação que busca colocar a produção de dança na vitrine e assim contribuir também para a formação de público na área", ressalta o diretor do Centro de Dança, Airton Tomazzoni.
Informações: 3289-8065 . E-mail: centrodedanca@smc.prefpoa.com.br
Desde o início deste mês, empresas sediadas fora de Porto Alegre e que prestam serviço às companhias com sede no município, terão de se cadastrar na prefeitura. O Cadastro de Prestadores de Serviços de Outros Municípios (CPOM) prevê a comprovação da localização dos contribuintes a fim de combater a sonegação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
A medida proposta pelo Executivo foi aprovada pela Câmara municipal em dezembro de 2008. O sistema foi desenvolvido pela Procempa e instituído pelo decreto número 16.228, de 26 de fevereiro de 2009, publicado no Diário Oficial de Porto Alegre ontem. O CPOM está disponível na página da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Clique aqui.
A legislação do ISSQN determina que, na maior parte dos tipos de serviços, o tributo seja recolhido no município sede da empresa prestadora. Conforme afirma o secretário municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch, a adoção do cadastro evita que empresas simulem sede em outro município para recolher o imposto em localidades com alíquotas menores. “Conforme os modelos bem sucedidos das prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro, é uma medida de justiça tributária porque protege os estabelecimentos regularizados na capital da concorrência desleal originada pela evasão fiscal”, pondera.
*A partir de 1º de abril, as pessoas jurídicas tomadoras de serviços sediadas em Porto Alegre ficam obrigadas a verificar o cadastro das empresas prestadoras e, em caso negativo, devem reter e recolher o tributo referente à operação. Uma guia específica para o recolhimento será disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) - www.portoalegre.rs.gov.br/smf.
O ISSQN representa cerca de 13% da receita total da prefeitura. Em 2008, a arrecadação do tributo foi de R$ 383 milhões. São cerca de 30 mil contribuintes com recolhimento mensal.
Registro na internet – O cadastro inicial deve ser realizado no portal da prefeitura (www.portoalegre.rs.gov.br) ou na página da SMF, onde está disponível o banner do CPOM, com link para todas as informações pertinentes aos contribuintes. Instantaneamente é gerado um protocolo que serve como comprovante do registro, e a empresa passa a constar no sistema como cadastrada. A partir dessa data, há prazo de 30 dias para apresentação dos documentos comprovantes dos dados do estabelecimento.
A documentação deve ser encaminhada pelos Correios, com aviso de recebimento, ou entregue pessoalmente na Loja de Atendimento da secretaria (Travessa Mário Cinco Paus, sem número). Após o recebimento, a fiscalização tem 30 dias para confirmar ou indeferir o cadastro. Se a empresa não enviar os comprovantes, o registro é cancelado.
O sistema faz parte do programa “Mais Recursos, Mais Serviços”, um dos 21 programas estratégicos do modelo de gestão da prefeitura. “É mais uma das medidas da SMF, com a colaboração da Procempa, no sentido de aumentar a arrecadação municipal para poder disponibilizar mais serviços qualificados e estabelecer a liberdade de concorrência das empresas de fora com as empresas da Capital”, destaca o supervisor de Tecnologia e Serviços da Procempa, Edgardo Castro.
Palestras – A Secretaria Municipal da Fazenda realizará palestras para esclarecer os detalhes do CPOM e informações sobre o recolhimento do ISSQN nos dias 10, 11 e 12 de março. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail issqn@smf.prefpoa.com.br. Os encontros acontecem das 14 às 17 horas, no auditório da prefeitura na Siqueira Campos, 1300, 14º andar.

sexta-feira, março 06, 2009



*A PUCRS divulgou na tarde desta sexta-feira, 6 de março, a relação dos candidatos classificados e a Lista de Espera da 1ª chamada do Processo Seletivo Complementar de Verão 2009. Ela pode ser conferida no site www.pucrs.br/vestibular, com os nomes em ordem alfabética geral, código do curso e a classificação ao lado do nome.
A matrícula será feita na próxima segunda-feira, 9 de março, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, no 2º pavimento do prédio 50 (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre), para os cursos do Campus Central, e no Prédio Administrativo, na Secretaria Geral de Ingresso e Registro, para os cursos do Campus Uruguaiana (BR 472 Km 7 - Uruguaiana). Os relacionados na Lista de Espera também deverão comparecer para preencher o Termo de Manifestação de Interesse na Vaga, nos mesmos locais e horários.
A Guia de Recolhimento pode ser impressa na internet (no site citado) ou obtida na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do Campus, a partir das 8h de segunda-feira, para cursos do Campus Central; ou no Setor Financeiro, no Prédio Administrativo do Campus Uruguaiana, para os cursos de Uruguaiana. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3557.

*O Programa de Mobilidade Acadêmica da PUCRS (PMA) recebe inscrições até 16 de março. O objetivo é proporcionar a vivência dos alunos com outras culturas sem abrir mão das atividades acadêmicas, oferecendo oportunidades de estudo em instituições estrangeiras conveniadas. As mais procuradas são a Universidade de Miami (EUA), Universidade de New Mexico (EUA), Universidade de Mayor (Chile), PUC-Chile (Chile), Universidade de Porto (Portugal), Universidade Católica Portuguesa (Portugal), Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade Autônoma de Madri (Madri). Universidade de Tübingen (Alemanha), entre outras.
Mais de 230 alunos da PUCRS já participaram do PMA. Martha Gehling, aluna do curso de Direito, é uma dos 60 estudantes que estão em mobilidade em 2009. Ela está na Universidade de Léon, na Espanha. Sua mãe, Grace Scherer Gehling, comemora. "Estou satisfeita em presenciar o conhecimento, a vivência e a nova visão sobre a profissão que a minha filha está tendo o privilégio de cursar". A Universidade também recepciona estudantes estrangeiros, por meio da Mobilidade Receptiva. Atualmente estão na PUCRS estudantes de instituições como a Universidade Autônoma de Madrid, Universidade do Novo México, Universidade de Sophia (Japão), Universidade de Tübingen, Universidade de Enise (França) e Universidade Católica Portuguesa.
Para participar do PMA, o aluno deve estar regularmente matriculado em qualquer curso de graduação. As vagas são limitadas. A documentação pode ser entregue também até o dia 16, de segunda a quinta-feira, das 14h30min às 17h30min, na Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do prédio 15 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelo site www.pucrs.br/pma ou no telefone (51) 3320-3656.

Fatos históricos do dia 6 de Março

O mestre do Renascimento Michelangelo Buonarotti (1475-1564) nasceu no dia 6 de março de 1475 na Itália. Entre as obras do arquiteto, escultor e pintor estão a Pietá, o Davi e, com certeza a mais conhecida de todos, a abóbada da Capela Sistina.
]1447 - Começa o pontificado de Nicolau V.
1815 - Astrônomos descobrem o cometa Olbers.
1817 - Começa a Insurreição Pernambucana.
1826 - D. João VI nomeia uma junta de regência. Ele morreria quatro dias mais tarde.
1838 - A Vila de São João del-Rei é elevada à categoria de cidade.
1853 - Estréia La Traviata, de Verdi, no teatro La Fenice, de Veneza.
1899 - Felix Hoffmann patenteia seu invento: a aspirina.
1902 - Fundação do clube Real Madrid.
1933 - Estréia o filme A Voz do Carnaval, com Carmem Miranda.
1945 - Josip Bros, o General Tito, torna-se líder da Federação Iugoslava.
1953 - G.M. Malenkov substitui Joseph Stalin como premier da URSS.
1964 - O boxeador Cassius Clay passa a chamar-se Muhammad Ali.
1983 - Helmut Kohl, do Partido Democrata Cristão, é eleito para o cargo de chanceler da República Federal da Alemanha.
1987 - O navio britânico Herald of Free Enterprise naufraga perto do porto belga de Zeebrugge. Morrem 174 pessoas e 408 são salvas.
1989 - Pelo menos 109 pessoas morrem depois de beber uma águardente feita em casa, na Índia. 1999 - Ta Mok, o último líder do Khmer Vermelho, é capturado pelo exército do Camboja.
2001 - Um juiz federal argentino declara inconstitucionais as leis de anistia de Ponto Final e Obediência Devida, que impediram o julgamento de mais de mil militares e policias pelos crimes cometidos durante a ditadura.
2003 - Fidel Castro é reeleito pela Assembléia Nacional de Cuba.
Nascimentos
» Cyrano de Bergerac (1620-1655), escritor e duelista francês» Gabriel Garcia Marquez (1927-), escritor colombiano e Prêmio Nobel em 1982 » Valentina Tereshkova (1937-), primeira mulher astronauta da história» Júlio Bocca (1967), bailarino argentino. » Shaquille O'Neal (1972-), jogador de basquete americano
Falecimentos
1973 - Pearl S. Buck, escritora americana e Prêmio Nobel de 19381994 - Melina Mercuri, atriz grega 1999 - Morris West, escritor australiano 2001 - Mário Covas, governador de São Paulo
Redação Terra
*A FURG realiza contratação temporária de docentes para a Escola de Enfermagem, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. A seleção tem inscrições abertas de 09 a 13 de março, na Divisão de Protocolo do Campus Carreiros, em horário de expediente. Os requisitos exigidos, a documentação solicitada e as datas das provas do concurso constam no edital disponível no site (http://www.sarh.furg.br/bin/edital/index.php).
* A partir da próxima terça-feira, 10 de março, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS estará no Praia de Belas Shopping, com mais de 60 experimentos para o público que for ao local. Os visitantes poderão se divertir no Planetário Inflável, no Giroscópio Humano e conhecer a atração "Por que o Céu é azul e o Pôr-do-sol é vermelho", que explica os fenômenos. A mostra segue no shopping até 29 de março, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h, nas Praças da Magia e das Artes (1º piso), em frente a Saraiva MegaStore (2º piso) e no 3º piso.
A entrada é franca e aberta ao público em geral.
Entre os experimentos que estarão no local, se destacam um equipamento que usa batatas como pilhas elétricas, os espelhos que fazem as pessoas parecerem mais magras ou gordas, outro que produz imagens infinitas, o incrível pião que aparentemente desobedece a lei da gravidade e sobe uma rampa, as leis do eletromagnetismo, a visão das consequências de um buraco negro no espaço, dentre outros. A mostra apresentará, ainda, painéis com orientações para evitar a Dengue e uma exposição das aranhas "inimigas ou aliadas".
...Universidade recebe inscrições para especialização em Farmacotécnica Homeopática
A Faculdade de Farmácia da PUCRS recebe inscrições para o curso de especialização em "Farmacotécnica Homeopática". Destinado a farmacêuticos e farmacêuticos industriais, busca capacitar tecnicamente esses profissionais para atuar em farmácias de manipulação homeopáticas e indústrias farmacêuticas homeopáticas. As aulas ocorrerão às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde. Inscrições podem ser feitas até 31 de março pelo site www.pucrs.br/farmacia ou diretamente na secretaria da Faculdade, no 2º andar do prédio 12A, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações também pelo telefone (51) 3320-3933.
A relação completa das especializações oferecidas pela Universidade pode ser conferida no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*A especialização em "Consultoria e Assessoria Linguística" busca desenvolver e aprimorar a competência linguística e comunicativa (oral e escrita). Promovida pela Faculdade de Letras, terá disciplinas para trabalhar a adequação comunicativa e as habilidades verbais, os processos interpretativos na comunicação, a arquitetura do texto, comunicação oral e criatividade. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de março pelo site www.pucrs.br/fale/pos/especializacoes. As aulas serão ministradas às sextas-feiras, à tarde e à noite, e aos sábados, pela manhã. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3676, ou e-mail letras@pucrs.br.
A relação completa das especializações oferecidas pela Universidade pode ser conferida no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*Na próxima quarta-feira, 11 de março, o Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) realiza a palestra "Como investir em ações seguindo os passos de Warren Buffet". A atividade mostrará conceitos básicos sobre o funcionamento do mercado e da filosofia de investimentos de Warren Buffet, megainvestidor americano responsável pela criação da maior fortuna do planeta. Serão apresentadas simulações de como formar riqueza e viver de renda a longo prazo. Participa como palestrante a agente autônoma da XP Investimentos, Ândria Pereira. Ela também falará sobre o conceito fundamentalista de investir em ações por meio de uma abordagem simples. A atividade, gratuita, será às 18h na sala 705 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas no site www.labmec.com.br e serão aceitas até 24h antes do evento. Outras informações pelo telefone (51) 3384-4449.







*Fundo do Meio Ambiente recebe projetos Está aberto o prazo de entrega de documentos para participação de entidades que desejam concorrer ao edital do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre (Pró-Ambiente). Serão selecionadas propostas que tenham por objetivo o desenvolvimento de programas, projetos, pesquisas, promoções, publicações, concursos e eventos que visem a estimular a defesa, a conservação e a preservação do meio ambiente em Porto Alegre. A estimativa é de que os repasses totalizem um montante de até R$ 400 mil. O edital pode ser consultado em www.portoalegre.rs.gov.br/smam, no link Comam. As inscrições devem ser feitas no Protocolo Central da prefeitura (Rua Sete de Setembro, 1123), até 30 de março. As instituições interessadas deverão estar legalmente constituídas há pelo menos dois anos e ter atribuição estatutária para atuar na área ambiental, com sede, filial ou sucursal em Porto Alegre. Os trabalhos contemplados receberão apoio financeiro do Fundo Pró-Ambiente, através da assinatura de convênio com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
*Devido ao grande sucesso no Porto Verão Alegre, o espetáculo "Apareceu a Margarida", da Cia. Teatrofídico, realizará temporada nos sábados e domingos do mês de março. A peça entra em cartaz dia 7, às 20h, na Sala 302 do Centro Cultural Usina do Gasômetro. O monólogo conta com a atuação de Renato Del Campão e a direção de Eduardo Kraemer. O texto é um clássico do teatro brasileiro contemporâneo e foi montado em mais de 30 países desde sua estréia em 1973, com Marília Pêra. O dramaturgo, ator e diretor teatral Renato Del Campão, com 30 anos de carreira, celebra a maturidade artística com seu primeiro monólogo.
"Apareceu a Margarida", por ser uma sátira do poder em vários níveis (político, didático e psicológico) tem uma grande flexibilidade histriônica que permite montar a peça com atrizes de qualquer idade, assim como por atores também. Já houve nove produções pelo mundo com intérpretes do sexo masculino. No Rio Grande do Sul, a atriz Sandra Dani interpretou a peça nos anos 80. O espetáculo Apareceu a Margarida integra o projeto Usina das Artes, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.
Ficha técnicaAutor - Roberto AthaydeDireção - Eduardo KraemerAtuação - Renato Del Campão (Dona Margarida) e Jairo Klein (aluno) Cenografia, iluminação e sonoplastia - Eduardo KraemerFigurinos - Antonio Rabadan e Curso de Design de Moda e Tecnologia da Feevale Material gráfico - Eduardo KraemerMake - up - Nikki GoulartTrilha pesquisada - Cia.TeatrofídicoTrilha composta - Maninha PedrosoRealização - Cia.Teatrofídico
O quê: Apareceu a Margarida Quando: 7 a 29 de março (sábados e domingos) às 20hOnde: Sala 302 do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, 551)Ingresso: R$ 15,00 (meia entrada para estudantes, idosos, classe artística e assinantes do Correio do Povo)
*A Faculdade de Letras da PUCRS (Fale) está com inscrições abertas, até o dia 31 de março, para o curso de especialização em Língua Inglesa. A atividade, que está na 13ª edição, pretende atualizar dinâmica e pedagogicamente proficientes e profissionais (licenciados e bacharéis) em língua inglesa, além de desenvolver um conhecimento avançado do idioma em termos lexicais, gramaticais, psicolingüísticos, semânticos e pragmáticos.
As aulas ocorrerão às sextas-feiras, nos turnos da manhã e tarde. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3676, no site www.pucrs.br/fale/pos/especializacoes ou pelo e-mail letras@pucrs.br.
A relação completa das especializações oferecidas pela Universidade pode ser conferida no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*A Faculdade de Medicina da PUCRS (Famed) promove o curso de especialização em Sexologia Clínica. A atividade busca fornecer subsídios teóricos e práticos para capacitar médicos e psicólogos, público-alvo, na atuação de sexologia. As aulas serão ministradas por professores das Faculdades de Psicologia, Medicina, História, Filosofia e Publicidade e Propaganda, com o intuito de explorar os diversos aspectos da sexualidade humana, priorizando uma interdisciplinaridade. As aulas serão mensais, nas sextas-feiras à tarde e noite, e nos sábados, nos turnos manhã e tarde. As aulas têm início no dia 20 de março.
Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3000, ramal 2750, ou e-mail pediatria-pg@pucrs.br. As inscrições vão até o dia 12 de março e podem ser feitas no site www.pucrs.br/famed/pos.
A relação completa das especializações oferecidas pela Universidade pode ser conferida no site www.pucrs.br/pos/especializacao.
*Quem estiver andando pelo Campus Central no dia 9 de março, e, de repente, deparar com um barco a vela, com 8m de comprimento por 9m de altura, não se assuste. Nessa data, sairá da oficina do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT) em direção à área de exposições, no prédio 40, a réplica do HMS Beagle, embarcação que, entre 1831 e 1836, transportou o naturalista inglês Charles Darwin, nascido há 200 anos, por países e ilhas da América, África e Oceania, em busca de espécimes para estudos.
O resultado da expedição foi a elaboração da Teoria da Evolução, defendida no livro "A Origem das Espécies", lançado em 1859. A exposição temática "(R)Evolução de Darwin", reproduzindo cada etapa dessa viagem, incluindo as passagens pelo Brasil, está em fase de preparação no MCT, e será aberta ao público em 24 de março. Em caso de chuva, o deslocamento do barco, previsto para o turno da manhã, será adiado.*A Incubadora Raiar da PUCRS selecionará 100 empresas para participar do Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Serão 12 milhões de reais repassados à Incubadora, que participa junto a outras 18 incubadoras do país, incluindo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
O edital de seleção será aberto hoje, às 12h, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com as presenças do ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, do presidente da Finep, Luis Manuel Rebelo Fernandes e do reitor da PUC-Rio, Pe. Jesus Hortal Sanchez.
No Rio Grande do Sul, o lançamento do edital será realizado às 14h na Secretaria da Ciência e Tecnologia (avenida Borges de Medeiros, 1501, 7º andar - Porto Alegre). Na ocasião, estarão presentes o secretário de Ciência e Tecnologia do RS, Artur Lorentz, o diretor do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Roberto Astor Moschetta, além de representantes da Ufrgs, Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Brasil.

Contatos podem ser feitos pelo telefone (51) 3205-3128 ou e-mail tatianam@fijo.org.br. Interessados podem realizar um pré-cadastro no site da Incubadora, pelo www.pucrs.br/agt/raiar.
No primeiro ano de operação do Prime, cada empresa selecionada poderá contar com R$ 120 mil, em recursos não-reembolsáveis do Programa de Subvenção Econômica à Inovação. Essa verba poderá ser utilizada, basicamente, para apoio ao empreendedor e gestor do negócio e, ainda, para contratação de consultorias de mercado em áreas de gestão consideradas relevantes para a empresa, como recursos humanos, propriedade intelectual, formulação estratégica e inovação. No segundo ano do Programa, a empresa também poderá se beneficiar de um crédito adicional de mais R$ 120 mil, do Programa Juro Zero. Nesse caso, o financiamento será devolvido em 100 vezes sem juros.
O Prime prevê, ainda, a capacitação dos empreendedores para atuarem na consolidação das novas empresas. Antes de assinar o contrato, os empresários passarão por um curso de imersão em negócios na modalidade presencial e a distância. Nele, decidirão se, realmente, estão aptos a receber os recursos.
Até 2011, a Finep planeja apoiar cerca de cinco mil empresas nascentes. Para isso, serão investidos R$ 600 milhões no Programa que, em 2009, também vai selecionar novos parceiros.
Qualquer empresa está apta a participar do Prime, desde que desenvolva atividades com conteúdo tecnológico e disponha de um produto viável economicamente. No site da Finep (http://www.finep.gov.br/) é possível ter acesso ao Manual de Oslo, que dá dicas aos futuros empreendedores sobre os critérios avaliados, como a inovação.
A meta do Programa é trabalhar para o desenvolvimento regional, a inovação tecnológica e a ascensão das pequenas empresas inovadoras no país.
Geraldine Chaplin, a neta,

quinta-feira, março 05, 2009

*O telejornalismo da Ulbra TV está passando por reformulações. Durante esta semana, o diretor Mário Pool está realizando reuniões internas e externas para definir as novas diretrizes da emissora. Somente a partir de sexta-feira, 6, serão tornadas públicas as decisões da direção, juntamente com os detalhes sobre novos projetos e o destino de profissionais da emissora.
O fato já adiantado é que não existe mais o cargo de diretor do Departamento de Telejornalismo, antes ocupado por Maria do Carmo Bueno. A jornalista não faz mais parte da equipe da Ulbra TV.
Charlotte Rampling e Geraldine Chaplin.


quarta-feira, março 04, 2009

*Doenças do coração e câncer de mama são as maiores causadoras de morte entre mulheres na Capital. Em função disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) elaborarou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Ao longo do mês, de forma gratuita, serão realizados exames citopatológicos, mamografias, colesterol, triglicerídeos e outras atividades que facilitem o acesso das mulheres aos serviços preventivos de saúde oferecidos pela prefeitura.
Segundo a coordenadora das Políticas de Saúde da Mulher, Luciane Rampanelli Franco, desde 1980, a principal causa de mortes entre mulheres de Porto Alegre é a doença cardiovascular, sendo que em 2007 os distúrbios cardiovasculares apresentaram uma porcentagem de 34,6% das mortes e as neoplasias chegaram a 23,7%. Conforme Luciane, as mortes por câncer de mama têm se mantido em patamar alto e estável. "Nos últimos cinco anos, a média foi de 200 mortes por ano entre mulheres", explica. Já o câncer de colo de útero tem apresentado tendência de queda na mortalidade, sendo que até 2007 se encontrava abaixo de 50 mortes/ano.
Atividades - A realização de exames de prevenção como o citopatológico, mamografias, colesterol, triglicerídeos e glicemia de jejum são algumas atividades programadas para o mês de março. Grupos, oficinas e palestras sobre planejamento familiar, prevenção do câncer de mama, violência contra a mulher e embelezamento também serão desenvolvidas nas unidades de saúde durante o mês.
Dia 13, o PSF Santa Marta promove banca de prevenção do câncer de mama e de colo uterino. Dia 21, o Centro de Saúde Modelo realiza Coleta de CP, oficina de beleza de dança e expressão corporal. A comunidade também poderá acompanhar palestra sobre violência contra a mulher, a partir das 8h30, na UBS Passo das Pedras (dia 24).
Programação completa.
Prevenção - Veja algumas dicas de cuidado com a saúde para prevenção de doenças cardiovasculares: prática de atividades físicas regulares, dieta saudável e avaliação clínica regular, principalmente após os 40 anos.
As mulheres devem fazer mensalmente o auto exame da mama e o exame clínico da mama (anual) com profissional capacitado. As mulheres acima de 35 anos, e com fatores de risco para câncer de mama (histórico familiar), devem fazer exame clínico e mamografia anual.
Todas as mulheres acima de 50 anos devem fazer mamografia anual. O exame citopatológico do cólo do útero deve ser realizado desde o início das relações sexuais ou acima de 18 anos, anualmente, após dois exames normais, esta paciente poderá fazer o exame a cada três anos.
Leia mais sobre a programação da prefeitura alusiva ao 8 de março
*A Cia. Carris Porto-Alegrense promove, de 9 a 13 de março, o curso Cozinha Brasil do Serviço Social da Indústria (Sesi). As aulas são abertas a colaboradores e da empresa e a comunidade em geral.
A turma para multiplicadores será das 7h30 às 12h30. Para uso pessoal há três opções: das 13h às 15h30, das 15h45 às 18h15 e das 18h30 às 21h. As aulas serão ministradas na sede da União Social dos Empregados da Carris (Rua Frei Antônio de Caxias, 300, atrás da empresa). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sexta-feira no Serviço Social da empresa, pelos telefones 3289-2135 e 3289-2182, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Cozinha Brasil - O curso trabalha o aproveitamento integral dos alimentos, sem desperdiçar cascas e talos, proporcionando à população mais saúde e menos gastos financeiros. A atividade é realizada numa parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi/Fiergs), com a Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cosans) da prefeitura.
O programa Cozinha Brasil é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi. No Rio Grande do Sul, funciona desde janeiro de 2005 com duas unidades móveis. De acordo com o coordenador da Cosans, Carlos Antônio Silva, o objetivo é proporcionar condições para que cada pessoa treinada possa se tornar um multiplicador, levando os conhecimentos para as comunidades, para seu lar e local de trabalho, principalmente quem está ligado às cozinhas comunitárias.
*O Instituto de Cultura Musical da PUCRS (ICM) está com vagas abertas para todas as vozes (femininas e masculinas) para integrar o Coral da Universidade. Não é necessária experiência anterior em canto, nem estar vinculado à instituição. Basta comparecer, até o dia 6 de março, das 15h às 20h, no Salão de Atos da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre) para realizar os testes para seleção, sem inscrição prévia. O ICM desenvolve intensa programação cultural com realização de oratórios, óperas, concertos, entre outras atividades. Para conhecer as atividades do ICM, acesse www.pucrs.br/icm. Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas pelo telefone (51) 3320-3582 ou pelo e-mail cultura-musical@pucrs.br.
*A Universidade recebe, até o dia 13 de março, pedidos de aproveitamento de disciplinas. Os interessados podem procurar a Central de Atendimento ao Aluno, no térreo do prédio 15 (avenida Ipiranga, 6681- Porto Alegre), das 8 às 21h15min.
Outras informações pelo telefone (51) 3320-3573, (51) 3320-3500 ramais 7981 ou 7982 ou no site www.pucrs.br/cra.
*Diversos serviços voltados aos estudantes, diplomados e comunidade em geral agora estão reunidos em um só local, no térreo do prédio 15 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). É a Central de Atendimento ao Aluno, que atende das 8h às 21h15min, de segunda a sexta-feira.
São mais de mil metros quadrados que abrigam setores das Pró-Reitorias de Administração e Finanças (Proaf) - Setor Financeiro Acadêmico; de Graduação (Prograd) - Atendimento da Coordenadoria de Registro Acadêmico; de Assuntos Comunitários (Prac) - Créditos e Benefícios, Atendimento, Ouvidoria e Programa Diplomados; e Estágios (ligado à Prograd e Prac). Há uma área comum, com mais de cem lugares, onde as pessoas podem aguardar num ambiente confortável. O espaço também possui rede wireless para acesso à internet e bancadas para auto-atendimento.
Outras informações pelo telefone (51) 3320-3573, (51) 3320-3500 ramais 7981 ou 7982 ou no site www.pucrs.br/cra.
*Buscando formar especialistas em gestão ambiental, a PUCRS realiza a 14ª edição do curso de especialização "Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente", promovido pelo Instituto do Meio Ambiente da Universidade (IMA). A programação aborda o tratamento de recursos naturais, usos e impactos ambientais, o homem e o meio ambiente, a gestão ambiental, metodologia e aplicação na análise de dados, sensoriamento remoto e georreferenciamento, entre outros.
O curso objetiva qualificar profissionais, pesquisadores, professores, empresários, gerentes de produção, responsáveis por áreas de controle e monitoramento ambiental, gestores públicos e demais técnicos que atuem na área de gestão ambiental, tornando-os capazes de compreender o ambiente de modo integrado, conduzir projetos e apoiar suas empresas e/ou entidades de origem em sua adequação às exigências legais e aos princípios do desenvolvimento sustentável.
As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 6 de março, por meio do site www.pucrs.br/ima/gestao. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3640.
*A PUCRS é a única instituição de ensino superior a figurar entre as 15 marcas mais prestigiadas por sua reputação, levando em conta as 50 maiores do RS presentes no ranking Grandes & Líderes, elaborado pela Revista Amanhã e a PricewaterhouseCoopers. O Prêmio Reputação Corporativa, distingue a Universidade com um troféu, no dia 12 de março, no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael.
A PUCRS está presente em cinco dos seis quesitos avaliados, obtendo as melhores colocações nos itens Responsabilidade Social e Ambiental, Admiração e Confiança, além de Histórico e Evolução. Na classificação geral, obteve a 11ª colocação no Índice de Prestígio da Marca Corporativa, organizado pela Revista Amanhã e Troiano Consultoria de Marca.
*A PUCRS divulgou nesta quarta-feira, 4 de março, a relação dos candidatos classificados na Lista de Espera da 3ª chamada do Concurso Vestibular de Verão 2009. Ela pode ser conferida no site www.pucrs.br/vestibular, com os nomes em ordem alfabética, código do curso e a classificação ao lado do nome.
A matrícula será feita nesta quinta-feira, 5 de março, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, no 2º pavimento do prédio 50, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A Guia de Recolhimento pode ser impressa na internet (no site citado) ou obtida na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do Campus, a partir das 8h desta quinta-feira. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3557.
*De 9 a 12 de março, estarão abertas as inscrições para ocupar uma das 67 bancas de pescado na 229ª Feira do Peixe, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). As inscrições devem ser feitas no protocolo da Rua dos Andradas, 686, térreo, das 9h às 16h.
Documentos para inscrição: - Titulares das bancas - original e fotocópia de carteira de identidade, CPF, Carteira Profissional de Pescador expedida pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, comprovante de pagamento da anuidade em dia com a Colônia de Pescadores Z-5 e uma foto 3x4. - Auxiliares - carteira de identidade, CPF e uma foto 3x4, de cada um dos auxiliares. O cancelamento do cadastro de auxiliar só será aceito mediante justificativa documentada e julgada pela comissão da coordenação do evento. - Atacadistas - fotocópia da carteira de identidade e CPF.






*O 17º Salão Internacional de Desenho para Imprensa, que ocorrerá de 19 de março a 26 abril, está com inscrições abertas. Interessados devem enviar correspondência para o Setor de Mostras e Exposições da Usina do Gasômetro - Av. Presidente João Goulart, 551, sala 603, CEP 90010-120, ou entregar pessoalmente no local, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, ou ainda por e-mail (salao.press.portoalegre@gmail.com). O prazo vai até 6 de março.
O evento é organizado pela Coordenação de Artes Plásticas da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) e busca estimular e divulgar a expressão gráfica aplicada à imprensa. Além disso, haverá premiações a cada uma das categorias cartum, charge, caricatura, história em quadrinhos e ilustração editorial, em jornal, revista, livro, capa de disco e cartaz.
*O projeto Tradisons volta com os ensaios abertos hoje, 3, às 20h, na Sala 505 da Usina do Gasômetro, após temporada de verão em janeiro e fevereiro e recesso de Carnaval. O grupo trabalha há dois anos com músicas folclóricas de todo o mundo. Os 12 integrantes realizam uma pesquisa de sons característicos dos diferentes povos e regiões do planeta.
No ensaio aberto, a proposta é a interação com o público, que tem a oportunidade de tocar junto com o grupo uma variada gama de instrumentos, principalmente de percussão. Quem quiser também pode levar o seu. O Tradisons apresenta músicas de Cuba, Rússia, Japão, Israel, França, Havaí, Andes, Alemanha e do Brasil. No ensaio aberto do dia 31 de março, o grupo irá ministrar oficina de música gaúcha. Já no dia 28 de abril haverá uma oficina de música argentina. As duas atividades têm entrada franca.A coordenação do Tradisons é do gaúcho Renato Velho e do alemão Gerard Künde. A iniciativa é da produtora Vamos Cantar Produções. Mais informações pelo telefone (51) 9675-2802 ou renatovelho@renatovelho.com.br
O quê: Ensaio Aberto - Projeto TradisonsQuando: (terças-feiras) de 03 a 24 de março; 7 e 14 de abril, sempre às 20hDia 31 de março oficina de música gaúchaDia 28 de abril oficina de música argentinaOnde: Sala 505 do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, 551)Ingresso: Entrada FrancaLugares disponíveis na sala: 30
*O sobe e desce da Bolsa de Valores é o assunto da palestra gratuita que o Laboratório de Mercado de Capitais da PUCRS (Labmec) realiza nesta quinta-feira, 5 de março. Como aproveitar oportunidades de oscilação do preço das ações e commodities são algumas das dicas que serão repassadas no evento, às 18h, na sala 705 do prédio 50, no Campus Central da Universidade (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Inscrições pelo e-mail contato@labmec.com.br ou no telefone (51) 3384-4449.

terça-feira, março 03, 2009

Ana Hickmann, modelo e apresentadora de TV, nascida em Santa Cruz do Sul, completou 28 anos de idade no último domingo, Primeiro de Março.

*A Fundação Irmão José Otão (Fijo) oferece duas Especializações voltadas para o desenvolvimento social e a sustentabilidade: "Curso de Especialização em Gestão da Responsabilidade Social" e "Curso de Especialização em Gestão do Terceiro Setor". A especialização em Gestão da Responsabilidade Social busca qualificar profissionais no âmbito das organizações de primeiro, segundo e terceiro setores. Entre as disciplinas do curso, serão estudadas "Conjuntura sócio-econômica e realidade social", "Elaboração de Projetos Sociais", "Fundamentos da Gestão da Responsabilidade Social", "Gestão de Pessoas" e "Gestão Sustentável". O curso tem início em abril e as aulas são quinzenais, nas quintas e sextas-feiras no turno da noite e no sábado, pela manhã. O Curso de Especialização em Gestão no Terceiro Setor pretende capacitar profissionais para a gestão de organizações do Terceiro Setor com ética e espírito crítico/reflexivo. Assim como o primeiro, propõe analisar a conformação dessas organizações de acordo com suas determinações econômicas, políticas, sociais e culturais, além de refletir as possibilidades e limites de tais práticas no contexto da sociedade atual. "Comunicação e marketing social", "Empreendedorismo e Inovação Social", "Elaboração de Projetos Sociais", "Esfera Pública e Sociedade Civil" e "Gestão no Terceiro Setor", serão algumas das disciplinas estudadas. O curso tem início em abril e as aulas são quinzenais, nas terças, quartas e quintas-feiras no período da noite. Ambos os cursos recebem inscrições até o dia 27 de março, na sede da Fundação, no prédio 2 do Campus Central da PUCRS (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Informações adicionais pelos telefones (51) 3205-3107 ou (51) 3205-3100 e no site www.fijo.org.br.
*Nos dias 12 e 13 de março os novos alunos serão recebidos pela PUCRS no "Stand Calouros", um ambiente de lazer, troca de experiências e acolhida. A atividade será realizada no Centro de Eventos da Universidade, prédio 41 do Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). O "Stand" é um espaço de convivência entre os acadêmicos, que oferece dicas, música e integração, além de apresentar a Universidade. No local, cada calouro tem direito a retirar um kit de boas-vindas. Para os veteranos, o brinde estará disponível no Salão de Atos entre 9 e 13 de março, das 9h às 21h30min. Para os estudantes do Campus Viamão, a entrega será no dia 13 de março, em Porto Alegre. Alunos do Campus Uruguaiana receberão os brindes entre 9 e 13 de março. A administração superior da Instituição fará a recepção aos novos alunos nos turnos da manhã, tarde e noite, de acordo com escala previamente combinada, seguida por uma apresentação do vídeo institucional da Universidade. As atividades são organizadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Prac), com o apoio das unidades acadêmicas. Informações complementares pelo telefone (51) 3320-3708, ramal 4430, site www.pucrs.br/eventos/standcalouros e e-mail futuroscalouros@pucrs.br. Os calouros que não retiraram seu kit durante o "Stand" devem procurá-lo na Prac, sala 109 do prédio 1.

Dicionário do mau digitador

Ernani Ssó

Digito bastante rápido, sem olhar o teclado, mas cometo um erro depois do outro. Esses erros, muitas vezes, são criativos — inúmeras palavras novas. Devo ter posto o Joyce no chinelo várias vezes. Pena que não anotei. Mas agora me baixou o caboclo anotador. Atenção, Aurélios e Houaiss, se segurem.
oOo Percebreu. Se dar conta da escuridão. oOo Métrodo. Um método para o uso do sistema decimal. oOo Etrapa. Etapa final, a do molambo.
Conterxto. Meio muito restritivo. oOo Tremática. Quando o assunto é a queda do trema. oOo Cesticismo. Total descrença nas cestas, talvez em jogos de basquete. oOo Desmonstrar. Não, não é tornar menos monstro. É dar exemplos que acabam com nossa argumentação. oOo Escreitor. Escritor que só escreve… bem, digamos, maus livros. oOo Intrenção. O que pretendemos fazer no trem. Não deve ser boa coisa, não. oOo Dexconfiança. Desconfiança que caducou, claro. oOo Semântrica. O mantra dos linguistas. oOo Expecialista. Um especialista caído em desgraça. oOo Documentias. CPF e RG de tias. Que amor! oOo Respostars. Respostas brilhantes. oOo Pararalisação. Nó na língua. oOo Especialistra. Aquele que entende do riscado, ou de pele de zebra. oOo Extapa. Etapa vencida. oOo Trécnico. Especialista em trecos. oOo Diamente. Diamante de vidro.
Você sabia?
O choro nos move 54 músculos, o riso 150 — se a gente não rolar no chão, nem dar tapas nos joelhos. Com dez gargalhadas por dia, quem precisa malhar?
Igualdade e igualdade
Thammy Gretchen, filha de Gretchen, disse: “Pra ser minha mulher tem que lavar minhas cuequinhas”. Essa macheza toda me lembrou de uma notícia que li sobre a onda reivindicatória que assola a Suécia. Vamos aos detalhes.
Um casal de lésbicas que tentava ter um filho através de inseminação artificial entrou na Justiça. Após três tentativas sem sucesso, uma das mulheres exigiu que a companheira também tivesse o direito de tentar a inseminação paga pela Saúde Pública. O juiz negou o pedido — porque um casal heterossexual não teria a mesma oportunidade de realizar uma dupla tentativa, uma vez que homens não podem engravidar.
Daí fiquei pensando besteira, como sempre: se essa mulher fosse a Thammy Gretchen, se a cena se passasse no Brasil? Se o juiz fosse um sujeito do tipo do Gilmar Mendes, com aquela cara de quem curte uma azia de estimação? Depois da sentença — um exemplo solene de imparcialidade —, ele diria, se inclinando sobre a escrivaninha, encarando a Thammy Gretchen nos olhos: “Conheceu, papuda?!”
Corretor politicamente correto
Esses dias o corretor gramatical do Microsoft Word 2003 me sugeriu trocar “veado” por “homossexual” ou “homossexuais”, errando o plural mais uma vez. Achei graça, porque eu me referia ao animal, que, é bem provável, ficaria ofendido de ser chamado de homossexual.
Encucado, escrevi puta. O corretor marcou como erro ortográfico, não gramatical, e fez várias sugestões, como pipoca, poeta. Respirei aliviado. Por um segundo temi que ele fosse me dizer: é a tua!
Qualquer palavrão o corretor ortográfico sublinha em vermelho. Se você manda adicionar o dito cujo ao dicionário, ele finge que sim, mas não adiciona. Se a coisa continua nesse passo, pensei, o corretor vai começar a fazer as correções à revelia do autor do texto.
Eu já andava pensando em voltar pra máquina de escrever quando foi lançado o Word 2007. Alguém teve a brilhante ideia de que um corretor ortográfico e gramatical não deve ser polícia moral.
Arte de amar
O amor devia vir com manual de instrução. Como uma dessas escrivaninhas que o freguês monta sozinho. (Coletiva.Net)
Charges de Fausto (Olho Vivo), Xalberto (Charge Online), Tiago Recchia (Gazeta do Povo, PR), Amarildo (A Gazeta, ES) e Sinfrônio (Diário do Nordeste, CE).








Aniversariantes do dia 3 de Março

Hoje nasceram a atriz Jean Harlow (1911-37), a cantora Kelly Key (faz 26 anos), Ângela Vieira (57), Zico (56) e o cantor Teixeirinha (que faria 82 anos).














segunda-feira, março 02, 2009

*A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) começou na manhã de hoje, 2, na Usina do Gasôemtro, as entrevistas com os oficineiros pré-selecionados para as oficinas da Descentralização que serão desenvolvidas até outubro deste ano. Hoje à tarde, a partir das 14h, serão entrevistados os pré-selecionados na área do teatro. Às 16h, serão os candidatos de foto e vídeo. O calendário de entrevistas se estende até quinta-feira, 5. A divulgação do resultado final está prevista para sexta-feira, 6.
Dia 16, às 10h, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro, haverá reunião dos oficineiros com os supervisores e a coordenação do projeto. Mais informações e confirmação do horário da entrevista podem ser obtidas na Coordenação de Descentralização da Cultura, pelo telefone 3289-8114 e 3289-8118 ou e-mail descentralizacao@smc.prefpoa.com.br.
Lista dos oficineiros. Clique aqui.
Datas e horários das entrevistas
02/03/2009 14h - Teatro16h - Foto e vídeo
03/03/2009 9h30 - Comunicação Comunitária / Inclusão14h - Artes Plásticas
04/03/2009 9h30 - Hip Hop / Outros14h - Música
05/03/2009 9h30 - Capoeira14h - Dança
*Inicia-se nesta terça-feira, 3, a entrega de documentos para participar do edital do Fundo Pró-Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre (Pró-Ambiente). Serão selecionadas propostas que tenham por objetivo o desenvolvimento de programas, projetos, pesquisas, promoções, publicações, concursos e eventos que visem a estimular a defesa, a conservação e a preservação do meio ambiente em Porto Alegre. A estimativa é de que os repasses totalizem um montante de até R$ 400 mil. O edital pode ser consultado em www.portoalegre.rs.gov.br/smam, no link Comam. As inscrições devem ser feitas no Protocolo Central da prefeitura (Rua Sete de Setembro, 1123), até 30 de março. As instituições interessadas deverão estar legalmente constituídas há pelo menos dois anos e ter atribuição estatutária para atuar na área ambiental, com sede, filial ou sucursal em Porto Alegre. Os trabalhos contemplados receberão apoio financeiro do Fundo Pró-Ambiente, através da assinatura de convênio com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).
*As empresas prestadoras de serviço atuantes em Porto Alegre com sede em outros municípios agora precisam se cadastrar junto à prefeitura. Regulamentado pelo decreto 16.228, publicado hoje, 2, no Diário Oficial de Porto Alegre, o Cadastro de Prestadores de Serviços de Outros Municípios (CPOM) prevê a comprovação da localização dos contribuintes a fim de combater a sonegação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A medida proposta pelo Executivo foi aprovada pela Câmara municipal em dezembro de 2008.
A legislação do ISSQN determina que, na maior parte dos tipos de serviços, o tributo seja recolhido no município sede da empresa prestadora. Conforme afirma o secretário municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch, a adoção do cadastro evita que empresas simulem sede em outro município para recolher o imposto em localidades com alíquotas menores. “Conforme os modelos bem sucedidos das prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro, é uma medida de justiça tributária porque protege os estabelecimentos regularizados na capital da concorrência desleal originada pela evasão fiscal”, pondera.
A partir de 1º de abril, as pessoas jurídicas tomadoras de serviços sediadas em Porto Alegre ficam obrigadas a verificar o cadastro das empresas prestadoras e, em caso negativo, devem reter e recolher o tributo referente à operação. Uma guia específica para o recolhimento será disponibilizada no site da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) - www.portoalegre.rs.gov.br/smf.
O ISSQN representa cerca de 13% da receita total da prefeitura. Em 2008, a arrecadação do tributo foi de R$ 383 milhões. São cerca de 30 mil contribuintes com recolhimento mensal.
Registro na internet – O cadastro inicial deve ser realizado no portal da prefeitura (http://www.portoalegre.rs.gov.br/) ou na página da SMF, onde está disponível o banner do CPOM, com link para todas as informações pertinentes aos contribuintes. Instantaneamente é gerado um protocolo que serve como comprovante do registro, e a empresa passa a constar no sistema como cadastrada. A partir dessa data, há prazo de 30 dias para apresentação dos documentos comprovantes dos dados do estabelecimento.
A documentação deve ser encaminhada pelos Correios, com aviso de recebimento, ou entregue pessoalmente na Loja de Atendimento da secretaria (Travessa Mário Cinco Paus, sem número). Após o recebimento, a fiscalização tem 30 dias para confirmar ou indeferir o cadastro. Se a empresa não enviar os comprovantes, o registro é cancelado.
O cadastramento não será exigido de pessoas jurídicas que prestem serviços tributados no local da prestação. Este grupo inclui prestadores de serviços de construção civil, de limpeza urbana, jardinagem e florestamento, estacionamentos, vigilância, espetáculos culturais, entretenimento, fornecimento de mão-de-obra, organização de eventos e serviços referentes a todas as formas de transporte (aéreos, terrestres e marítimos), entre outros.
Palestras – A Secretaria Municipal da Fazenda realizará palestras para esclarecer os detalhes do CPOM e informações sobre o recolhimento do ISSQN nos dias 10, 11 e 12 de março. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail issqn@smf.prefpoa.com.br. Os encontros acontecem das 14 às 17 horas, no auditório da prefeitura na Siqueira Campos, 1300, 14º andar.
*De 9 a 12 de março, estarão abertas as inscrições para ocupar uma das 67 bancas de pescado na 229ª Feira do Peixe, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). As inscrições devem ser feitas no protocolo da Rua dos Andradas, 686, térreo, das 9h às 16h.
Documentos para inscrição: - Titulares das bancas - original e fotocópia de carteira de identidade, CPF, Carteira Profissional de Pescador expedida pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República, comprovante de pagamento da anuidade em dia com a Colônia de Pescadores Z-5 e uma foto 3x4. - Auxiliares - carteira de identidade, CPF e uma foto 3x4, de cada um dos auxiliares. O cancelamento do cadastro de auxiliar só será aceito mediante justificativa documentada e julgada pela comissão da coordenação do evento. - Atacadistas - fotocópia da carteira de identidade e CPF.
*A Política de Controle de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza em 9 de março, às 10h, no Hospital de Pronto Socorro (HPS), o curso Deixando de Fumar sem Mistérios. A capacitação é dirigida a servidores da prefeitura e do hospital, além de familiares e terceirizados. O objetivo é fazer com que os servidores se sensibilizem para abandonar o hábito de fumar. Os interessados podem se inscrever no período da tarde no HPS (entrada pela Venâncio Aires, 1136, 6º andar). Mais informações pelo telefone 3289-7885.
*A Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio do projeto Usina das Artes, abriu inscrições para o Workshop de Viewpoints e Intervenções Arquitetônicas. A atividade é dirigida a atores e ao público em geral. Serão 15 horas/aula e cinco encontros. O conteúdo será ministrado pelo bacharel em artes cênicas (Ufrgs) Daniel Colin.
O curso começa dia 9 e termina dia 13 de março (de segunda a sexta-feira). As aulas acontecem no turno da manhã, das 9h ao meio-dia, na sala 502 do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551). O valor da inscrição éR$ 80,00. Interessados devem fazer reserva por telefone (3407-4979 - 9626-4292), ou e-mail (danielcolin@gmail.com).
Sobre os Viewpoints.
*A Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro - 3º andar) retoma suas atividades amanhã, 3, com a presença do diretor Hermano Penna, que estará relançando seu último filme, o drama Olho de Boi. Vencedor do Kikito de melhor ator para Gustavo Machado e melhor roteiro (assinado por Marcos Cesana), o filme teve uma passagem rápida nos cinemas de Porto Alegre no final de 2008.
A sessão, que será antecedida por um coquetel aberto ao público a partir das 19h, tem entrada franca. Após a exibição, marcada para as 20h, Penna estará debatendo o filme, ao lado do montador Milton do Prado, um dos sócios da produtora Clube Silêncio. A partir de quarta-feira, 4, Olho de Boi será exibido nas sessões das 15h e 19h. Já na sessão das 17h, o público poderá ver o filme mais conhecido de Penna, Sargento Getúlio.
Olho de Boi transpõe a tradição da tragédia grega para o sertão do Brasil. Ao mesmo tempo em que faz uma livre adaptação da tragédia Édipo Rei, de Sófocles, o filme também explora o território geográfico e literário dos personagens de Guimarães Rosa. A trama acompanha o drama de Modesto (Genézio de Barros) e seu protegido Cirineu (Gustavo Machado), dois peões de fazenda que se embrenham no sertão em busca de vingança.
Diretor com extenso currículo na TV e no cinema, Hermano Penna realiza com Olho de Boi seu quinto longa-metragem. Tornou-se conhecido do grande público brasileiro na década de 80, quando dirigiu Sargento Getúlio, baseado no romance de João Ubaldo Ribeiro, um dos filmes mais vistos da história do cinema nacional e vencedor de festivais no Brasil e no exterior, como melhor filme em Gramado e melhor direção em Locarno (na Suíça) em 1983.
*Durante a Semana da Mulher, de 2 a 8 de março, as mulheres terão 30% de desconto na Ilhota Livros do Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Veríssimo, 307). A Ilhota comercializa livros, revistas, CDs, DVDs e outros produtos produzidos pela Secretaria Municipal da Cultura ou financiados pelo Fumproarte. O horário de atendimento da livraria é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-8069.
*O projeto Tradisons volta com os ensaios abertos amanhã, 3, às 20h, na Sala 505 da Usina do Gasômetro, após temporada de verão em janeiro e fevereiro e recesso de Carnaval. O grupo trabalha há dois anos com músicas folclóricas de todo o mundo. Os 12 integrantes realizam uma pesquisa de sons característicos dos diferentes povos e regiões do planeta.
No ensaio aberto, a proposta é a interação com o público, que tem a oportunidade de tocar junto com o grupo uma variada gama de instrumentos, principalmente de percussão. Quem quiser também pode levar o seu. O Tradisons apresenta músicas de Cuba, Rússia, Japão, Israel, França, Havaí, Andes, Alemanha e do Brasil. No ensaio aberto do dia 31 de março, o grupo irá ministrar oficina de música gaúcha. Já no dia 28 de abril haverá uma oficina de música argentina. As duas atividades têm entrada franca.A coordenação do Tradisons é do gaúcho Renato Velho e do alemão Gerard Künde. A iniciativa é da produtora Vamos Cantar Produções. Mais informações pelo telefone (51) 9675-2802 ou renatovelho@renatovelho.com.br
O quê: Ensaio Aberto - Projeto TradisonsQuando: (terças-feiras) de 03 a 24 de março; 7 e 14 de abril, sempre às 20hDia 31 de março oficina de música gaúchaDia 28 de abril oficina de música argentinaOnde: Sala 505 do Centro Cultural Usina do Gasômetro (Av. João Goulart, 551)Ingresso: Entrada FrancaLugares disponíveis na sala: 30
*A PUCRS divulgou nesta segunda-feira, 2 de março, a relação dos candidatos classificados em 3ª chamada e a lista de espera da 3ª chamada do Concurso Vestibular de Verão 2009. Ela pode ser conferida no site www.pucrs.br/vestibular, com os nomes em ordem alfabética, código do curso e a classificação ao lado do nome. A matrícula será feita nesta terça-feira, 3 de março, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, no 2º pavimento do prédio 50, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). A Guia de Recolhimento pode ser impressa na internet (no site citado) ou obtida na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do Campus, a partir das 8h30min.
Os relacionados na Lista de Espera também devem comparecer no mesmo local, para preencher o Termo de Manifestação de Interesse na vaga. Outras informações pelo telefone (51) 3320-3557.
*Para quem tem interesse em arte, história, música e mitologia, a PUCRS promove a 13ª edição dos "Cursos Integrados de Artes". As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de março. São seis opções, cada curso com um encontro semanal. Descobrindo a História das Mulheres, propõe aprofundar estudos sobre os vultos femininos por meio da História, enfocando aspectos da vida cotidiana, política, social e artística das mulheres através dos tempos. Na programação, temas como "O mito da mulher"; "A mulher na antiguidade"; "As representações da mulher através da literatura e da arte no Medievo"; "O papel das mulheres no renascimento tardio"; "A arte romântica e realista"; "A história das mulheres no Brasil", entre outros.
Descobrindo a Mitologia e a Arte Antiga, pretende aprofundar o estudo sobre a arte antiga, analisando o contexto histórico das civilizações através da arte e da mitologia. Serão abordados aspectos culturais e artísticos do o Egito, Grécia e Roma.
Descobrindo a Arte e o Mecenato nas Cortes do Renascimento Italiano, visa aprofundar conhecimentos acerca do humanismo por meio da arte renascentista na Itália. "A transição dos conceitos estéticos medievais"; "A escola Veneziana" "a Genialidade de Leonardo da Vinci"; "Os Estados e o Mecenato Papal", serão alguns dos temas estudados.
Descobrindo Arte e a História Oriental, propõe, através de uma análise histórico-artística, decodificar os principais conceitos da arte oriental, numa aproximação maior do público com suas múltiplas facetas. Na programação, serão abordadas "Mesopotâmia", "O Império e Arte Persa"; "O Império Bizantino - Constantino, Justiniano e o apogeu"; "China"; "Japão" e "Índia".
Descobrindo a História Geral da Música, apresenta, por meio de uma evolução histórica, uma visão do desenvolvimento musical através dos séculos, aprimorando o conhecimento de cada período e de seus grandes compositores. Na programação: "Os primórdios da música e o canto Gregoriano"; "A notação musical"; "A Revolução do Barroco"; "O Classicismo Vienense"; "Romantismo"; "A ópera"; e "A Modernidade", entre outros assuntos.
Descobrindo a História Cultural do Século 19, visa aprofundar estudos sobre a arte e os movimentos culturais que floresceram na segunda metade desse século, destacando o movimento Impressionista. Na programação, temas como "O Realismo"; "A Escola de Barbizon"; "As raízes impressionistas e o Salão Oficial"; "O Impressionismo"; "A urbanização de Napoleão 3"; "O Simbolismo"" e "A arquitetura eclética e o Art-Nouveau", entre outros.
As inscrições podem ser feitas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade (Proex), sala 201 do prédio 40, no Campus Central (avenida Ipiranga, 6681 - Porto Alegre). Estudantes ou diplomados da PUCRS além de ex-alunos dos cursos integrados têm desconto. Informações pelos telefones (51) 3320-3680, (51) 9975-6949 ou (51) 9151-5162.
*A 5ª edição do Projeto A Hora do Bicho inicia, neste mês de março, destacando o Cisne- branco, ave aquática caracterizada pelo longo pescoço e por patas curtas, que mergulha a cabeça na água para procurar plantas aquáticas. Em época de reprodução os casais separam-se do grupo para construir o ninho e tornam-se muito agressivos. Formam casais monogâmicos e constroem ninhos onde a fêmea choca de 3 a 8 ovos. No Parque Zoológico, em Sapucaia do Sul, os cisnes-branco vivem no Lago Grande com outras aves aquáticas. Na época da reprodução, constroem seus ninhos nas ilhas e cuidam dos filhotes com muita dedicação.
O Projeto A Hora do Bicho, iniciado em 2004, visa apoiar à coleta seletiva do lixo realizada no Zoológico. Tendo como temática as espécies da fauna que compõem o acervo do Zôo, o Projeto visa conscientizar sobre a importância da conservação da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente.
Na edições anteriores o Projeto já divulgou espécies da fauna nativa do RS, fauna brasileira, africana e aves brasileiras, todas ameaçadas de extinção.
Em sua 5ª edição está sendo divulgada a série “Os filhotes”, através das seguintes espécies:Cisne-branco (março), Tucanuçu (abril), Macaco-aranha (maio), Ratão-do-banhado (junho), Chimpanzé (julho), Lhama (agosto), Hipopótamo (setembro), Lobo-guará (outubro), Flamingo (novembro), Sagüi-pincel-preto (dezembro), Cujubi (janeiro), Javali (fevereiro).

Os heróis de Pedro Bial

Por Washington Araújo
"Triste do povo que precisa de heróis" (Bertold Brecht)

Existem heróis e heróis. Se existe algo que me irrita profundamente é o jeito sem cerimônias com que o mestre-de-cerimônia do Big Brother Brasil saúda aquela penca de jovens – mais um ou dois da terceira idade – confinados na casa montada pela TV Globo no Rio de Janeiro: "Boa noite, meus heróis!" De tanto usada, a frase virou bordão do BBB. Seu autor? O jornalista e dublê de guru do programa, Pedro Bial.
Ora, o que há de heroísmo em um programa que, longe de agregar conhecimento, é um poço de futilidades onde quanto mais se escava mais há para se escavar? 15 ou 16 pessoas vendendo sua intimidade, seus pensamentos e corpos, hábitos e sotaques, expondo-se ao ridículo em centenas de situações, muitas destas de gosto profundamente duvidoso, tudo em troca de prêmios avulsos ou do prêmio maior de R$ 1.000.000.00. Repito, o que há de heroísmo nisso? A ver os números do Ibope, o programa é quase uma coqueluche nacional. Revistas, jornais e sites dedicam ampla cobertura ao que ocorre dentro da casa. Cria-se um frenesi, arma-se uma curiosidade em larga escala, como se os destinos do povo brasileiro dependessem deste ou daquele que irá continuar ou sair da casa.
Os inimigos no poder midiático
Durante alguns anos, participei, em Brasília, de um colegiado que tratava da qualidade dos programas da televisão aberta. O nome já dizia tudo: "Campanha contra a Baixaria na TV". O slogan era ainda mais claro: "Quem financia a baixaria é contra a cidadania." Desde aquela época, tinha por dever de ofício que ver e depois rascunhas duas laudas com comentários sobre dois programas de TV em horário nobre – no caso, a novela das 8 e o Big Brother Brasil, ambos na grade de programação regular da Rede Globo. Desde o ano passado, não tenho tido mais tempo para participar dessa atividade, mas, de qualquer forma, vez por outra me pego anotando situações, frases, contextos, cenas tanto de um quanto de outro desses programas.
Hoje, comecei este texto pensando: o que mais me incomoda no BBB, já em sua nona edição consecutiva neste 2009? Foi quando as luzes se acenderam e pude ouvir no subtexto do pensamento a entusiástica saudação: "Boa noite, meus heróis!" E me incomoda porque sei muito bem que os confinados no esquema global podem ser qualquer outra coisa menos heróis. Pode-se até elastificar o vocábulo, o termo, mas é forçar muito a mão (e a paciência) querer que essas criaturas quase acéfalas, em um festival de gestos sensuais, sejam apresentadas ao Brasil em horários nobre, sete vezes por semana, como "nossos" heróis!
E só há um jeito para se contrapor a isso. Só existe uma maneira de separar o joio do trigo. É comparando o grupo do BBB com minha galeria, não muito extensa, dos heróis que vêm marcando minha vida. E meus heróis, ao contrário de Cazuza, não morreram todos de overdose, mas, com alguma certeza, meus inimigos estão no poder. No poder midiático, pelo menos. Meus heróis têm nome, sobrenome e deram um sentido às suas vidas e, por extensão, deram um alento à minha e a outras gerações. Penso em alguns.
Um terço da vida na prisão
Começo com o russo Alexander Soljenitsin. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1970 e conhecido por suas ferozes críticas ao regime soviético – em especial às prisões e aos campos de trabalhos forçados em que eram confinados os dissidentes, denunciados em sua célebre obra Arquipélago Gulag. Este foi um herói. Todos se referem ao divisor de águas que foi a derrubada do muro de Berlim em 1989. Mas não esqueçamos que as primeiras pedras começaram a cair quando o Ocidente passou a conhecer o pensamento sem fronteiras do autor de Um dia na vida de Ivan Denisovich.
E que dizer daquela mulher franzina, raquítica, enrugadinha e muito encurvada, lembrando o deus Atlas a carregar sobre os frágeis ombros o peso do mundo? Sim, refiro-me a Madre Teresa de Calcutá, grande heroína do século 20, como, aliás, ficou bem afirmado durante a solenidade da sua beatificação. Madre Teresa deu a sua vida pelos mais pobres dos pobres. Escolheu como indumentária o sari das mulheres paupérrimas da Índia. No seu dia-a-dia, partilhava a vida com os doentes em fase terminal. Nunca perguntou se as doenças eram contagiosas ou não. Nunca lhe vimos uma luva nem uma máscara.
Penso no sul-africano Nelson Mandela, que passou 30 anos – mais que um terço de sua vida – preso nos calabouços das prisões sul-africanas por se opor ao regime do apartheid. Mandela sabia estar diante de uma das mais terríveis iniqüidades que um ser humano poderia cometer contra um seu semelhante: a superioridade afirmada de forma violenta com base na cor da pele. Quem, senão a coragem, pode acalentar um homem preso durante três décadas? Kofi Annan, sobre ele escreveu: "Se estivermos à altura de uma pequena parte do que Mandela é, o mundo será um lugar melhor."
Uma fisgada de emoção
Outro que não me sai da cabeça é o brasileiro Sérgio Vieira de Mello. Um herói em toda a extensão do termo. Morreu a serviço da paz, naquele que foi o primeiro atentado terrorista na história do mundo contra um representante da ONU em terreno de guerra e em missão de paz. Em setembro de 2003, poucos dias após sua morte em Bagdá, tive a emoção de presidir a solenidade de entrega do Prêmio Cidadania Mundial, post-mortem, à sua mãe, dona Gilda Vieira de Mello. O brasileiro foi homenageado com um busto instalado em frente ao escritório do Alto Comissariado para Direitos Humanos em Genebra, Suíça, como reconhecimento a todos os que perderam a vida no Iraque e aos mais de 30 anos de trabalho que Sérgio Vieira de Melo prestou às Nações Unidas. Com certeza, o brasileiro foi o herói que incorporou como poucos valores sociais como a paz, e é a representação máxima do herói contemporâneo.
Reconheço, meio a contragosto, que todos os heróis são espelhos do mundo e da sociedade em que vivem. Os heróis do Bial espelham o mundo da futilidade, o hedonismo, o império dos sentidos humanos, a interação quase total entre os espaços público e privado. Meus heróis espelham o mundo dos ideais, dos valores humanos, do desprendimento e do amor à espécie humana. Os heróis de Bial lutam pelo prêmio financeiro e pelas conseqüências advindas de contratos pecuniários no mundo artístico. Meus heróis lutaram por aquilo em que acreditavam e sua recompensa era tão somente o sentimento de possuírem consciências tranqüilas, tanto que o mito do herói não foi por eles desfrutado: morreram em si para darem vida ao herói que neles subsistia.
A diferença maior entre uns e outros é que os heróis de Bial trazem consigo a fraca luminosidade dos vagalumes em sua existências efêmeras. Já os meus heróis trazem consigo sóis e luas. Finalmente, posso afirmar com total certeza: dos meus heróis, sinto uma fisgada de emoção quando deles meu pensamento se ocupa. Já dos outros… quem pode dizer algo? (Observatório da Imprensa)



Aniversariantes do dia 2 de Março

Hoje Mikhail Gorbachev completa 78 anos e o cantor Lou Reed faz 66. O ator Daniel Craig faz 47 e o escritor Tom Wolff faz 78.









Fatos históricos do dia 2 de Marçp

986 - Luís V torna-se rei dos francos;
1498 - O navegador e explorador português Vasco da Gama completa o contorno da costa africana e aporta em Moçambique, depois de haver sofrido medonhos temporais e de ter sufocado uma revolta da marinhagem;
1630 - Invasões holandesas do Brasil: Holandeses tomam o Forte de São Jorge, Recife;
1717 - Os amores de Marte e Venus foi o primeiro balé executado na Inglaterra;
1725 - Primeira apresentação da ópera Giulio Cesare in Egitto de Georg Friedrich Händel em Londres;
1801 - É iniciada a Guerra das Laranjas entre Espanha e Portugal. A França apóia os espanhóis após a recusa portuguesa de ceder grande parte de sua terra a Napoleão;
1807 - O Congresso dos Estados Unidos passa um ato que "proíbe a importação de escravos em todos os portos ou lugares dentro da jurisdição dos Estados Unidos... de qualquer reino estrangeiro, lugar, ou país";
1855 - Alexandre II torna-se czar da Rússia;
1897 - Guerra de Canudos: um terceiro ataque é realizado pela expedição Antônio Moreira César, composta de 1200 homens;
1901 - O Congresso dos Estados Unidos passa a emenda Platt, limitando a autonomia de Cuba como condição para a retirada das tropas americanas;
1919 - A Internacional Comunista se reúne em Moscou;
1933 - King Kong estréia em Nova Iorque;
1939 - O cardeal Eugenio Pacelli é eleito papa e toma o nome de Pio XII;
1941 - Segunda Guerra Mundial: As primeiras unidades militares alemãs entram na Bulgária depois dela se juntar às Forças do Eixo;
1946 - Ho Chi Minh é eleito o Presidente do Vietnam do Norte;
1949 - A primeira iluminação pública automática foi instalada em New Milford, Connecticut;
1956 - Marrocos declara sua independência da França;
1962 - Na Pensilvânia, Wilt Chamberlain do Philadelphia 76ers marca 100 pontos contra o New York Knicks, quebrando vários recordes da National Basketball Association;
1963 - Lançamento de Please Please Me no Reino Unido, primeiro LP dos The Beatles;
1969
Em Toulouse, França é realizado o primeiro vôo de teste do Concorde;
As forças da União Soviética e da China entram em conflito num posto avançado de fronteira no rio Ussuri;
1970 - A Rodésia rompe formalmente seus vínculos com a Coroa britânica e declara-se uma república;
1972 - A sonda espacial Pioneer 10 é lançada de Cabo Canaveral, Flórida com a missão de explorar planetas distantes;
1978 - O tcheco Vladimír Remek torna-se o primeiro homem não-russo e não-americano a ir para o espaço, quando é lançado a bordo da nave espacial soviética Soyuz 28;
1983 - O Papa João Paulo II inicia uma visita à América Central, sendo fortemente contestado em Manágua;
1985 - A série de anime de TV Mobile Suit Z Gundam transmite seu primeiro episódio no Japão;
1987 - A Chrysler adquire a American Motors;
1989 - Doze nações da Comunidade Européia concordam em banir a produção de todos os clorofluorcarbonetos (CFCs) até o fim do século;
1990 - Nelson Mandela é eleito vice-presidente do Congresso Nacional Africano;
1992 - A Moldávia e o Uzbequistão tornam-se membros da ONU;
1996 - Os integrantes da banda de rock brasileira Mamonas Assassinas morrem em um acidente aéreo na Serra da Cantareira em São Paulo;
1998 - Dados enviados da sonda espacial Galileu indicam que a lua de Júpiter, Europa tem um oceano líquido sob uma grossa camada de gelo;
2004 - Guerra do Iraque: As Nações Unidas informam que as equipes de inspeção de armamentos não constataram que o Iraque possuía armas de destruição em massa após 1994, ao contrário do que afirmavam o presidente estado-unidense George W. Bush e o primeiro-ministro britânico Tony Blair antes da invasão.
2008 - Rússia: Dmitry Medvedev é eleito presidente, sucedendo Vladimir Putin.