quinta-feira, agosto 07, 2014

A zaga gremista em 1962, o início do hepta estadual

O Grêmio FootBall Porto-alegrense foi o grande time gaúcho dos anos 50, mas - interrompendo uma sequência de vitórias - havia perdido o título de 1961 para o Internacional , o maior vencedor dos anos quarenta, com o Rolo Compressor de Tesourinha e companhia. Em 1962 o tricolor da Azenha recuperou a hegemonia estadual, ganhando o título daquele ano, disputado por 12 equipes e com grande presença de público. Tal situação se manteria até 1968, cp, o hepta-campeonato do Rio Grande do Sul. Nomes como Airton Pavilhão, Ortunho e outros se tornaram referência daqueles tempos no Estádio Olímpico. Nesta foto da edição do Correio do Povo de agosto de 1962 vemos a forte zaga gremista: Mourão, Airton, Altemir e Valério. Coleção: Arquivo Público de Porto Alegre.
Jáder, O Correio (RS). A Charge Online.



Hoje Caetano Veloso completa 72 anos, YonáMagalhães 79, Vera Holtz 61 e Raul Gazolla 59.

O Pagador de Promessas em pré-estreia no Rio Grande do Sul, em agosto de 1962

Neste mês de agosto, 52 anos atrás, O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça de Dias Gomes, era apresentado pela primeira vez em Porto Alegre, em pré-estreia que aconteceu no cine Cacique, na Rua da Praia. Iniciativa da primeira-dama do Estado, Neuza Goulart Brizola, o filme, distinguido com a Palma de Ouro em Cannes (melhor filme), na França, tinha no elenco a gaúcha Glória Menezes, além de Leonardo Villar, Norma Benguel, e Geraldo del  Rey (que mais tarde se casaria com a gaúcha Tânia Carvalho). Glória, Leonardo e Geraldo compareceram à sessão, com a presença da alta sociedade gaúcha e renda revertida em favor do menor abandonado. No dia seguinte, sexta-feira, 31 de agosto, O Pagador foi exibido no cine Capitólio, em Pelotas, de onde Glória Menezes era natural, seguindo depois para Santa Catarina, cuja exibição ocorreu no cinema São José, em Florianópolis, em promoção do governo daquele Estado para homenagear o CinemaNovo.

quarta-feira, agosto 06, 2014

Nos tristes tempos em que a cínica e debochada Borregaard infernizava a vida de Porto Alegre

A atual geração não soube o que foi aquele horrível cheiro de ovo podre que se abatia sobre Porto Alegre e causava náuseas e até vômitos. Pois em agosto de 1978, ainda durante o regime militar, a fábrica de celulose Borregaard - que então já havia sido comprada pelo Montepio da Família Militar e mudara o nome para Riocell - emanava o seu "fedor pútrido" sobre a Capital gaúcha e cidades vizinhas. Desde que se instalara em Porto Alegre (foi oficialmente inaugurada em março de 1972 com um gigantesco churrasco para mais de 500 pessoas) ocasião em que foi saudada como um dos mais redentores e bem vindos investimentos estrangeiros a beneficiar a economia do Rio Grande do Sul, a indústria norueguesa, totalmente voltada à exportação e beneficiada com isenções e até financiamentos estatais, infernizou a vida dos porto-alegrenses e agrediu de tal forma não somente os ares gaúchos como o orgulho dos rio-grandenses que acabou por criar e solidificar o movimento ambiental no Estado. A Agapan - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural - travou uma renhida luta contra o "monstro viking"(a sua matriz estava na Noruega) - apoiada por toda a imprensa e pela população, que considerava a Borregaard a inimiga pública número um.
Cínica e indiferente com as queixas da sociedade, a direção da empresa prometia instalar filtros para evitar a poluição que provocava não apenas nos ares como nas águas do Guaíba e no entanto nada fez. O governo militar de então, conivente com os interesses da grandes multinacional nórdica, era leniente com a empresa e deixava que fizesse o que bem entendesse. Não à toa um dos seus diretores, mais tarde, foi o general Borges Fortes, ex-comandante do terceiro Exército e do Estados Maior das Forças Armadas, em Brasília.
Até o início dos anos oitenta, quando havia mudado de nome e passara ao controle do capital nacional, a Borregaard deixou a sua marca nefasta no meio-ambiente e se tornou um símbolo da combatividade e da mobilização dos gaúchos em defesa da sua natureza e dos seus direitos. O jornal Correio do Povo, de Breno Caldas, especialmente, movia uma insistente campanha contra a fábrica instalada na cidade de Guaíba, que todos queriam que fosse embora. Reprodução do Correio do Povo e Zero Hora (abaixo), Arquivo Histórico de Porto Alegre.
Nani, em A Charge Online.









Hoje Vanessa Gerbelli faz 41 anos,  Robin van Persie faz 31, Andy Warhol faria 86, Baden Powell faria 77, Milton Neves faz 63, Gianfrancesco Guarnieri faria 80, Paulo Sérgio Valle faz 74, Robert Mitchum faria 97 e Irene Ravache faz 70. E no dia de hoje, em 2001, morreu o escritor Jorge Amado.

terça-feira, agosto 05, 2014

Dalcio, no Diário do Povo, de Campinas. A Charge Online.





Hoje nasceram John Huston (fal. 1987) e Neil Armstrong, que completa 84 anos. E hoje Nathalia Thimberg faz 85 e joão Barone 52 anos. E no dia de hoje morreram Carmen Miranda, em 1955, e Marilyn Monroe, em 61.

sexta-feira, agosto 01, 2014

Nani, em A Charge Online.







Hoje Bruna Lombardi faz 62 anos, Gaby Amarantos faz 36, José Padilha faz 47, Felipe Camargo completa 54 e Ney Matogrosso festeja 75. E no dia de hoje nasceram Yves Saint Laurent (fal. 2008) e Renata Fronzi (fal. 2008)